04 de junho, de 2025 | 08:00
Assinada ordem de serviço para obra de contenção na alça da Maanaim
A administração de Ipatinga assinou, na terça-feira (3), a ordem de serviço para o início das obras de contenção e recuperação na alça da avenida Maanaim, nas proximidades do acesso ao bairro Cidade Nobre. Os trabalhos começaram imediatamente após a assinatura, com o objetivo de solucionar os danos causados pelo temporal do dia 12 de janeiro, informou o governo.
A solenidade oficial de lançamento da obra foi feita no local nesta quarta-feira (4), com a presença de autoridades e técnicos da Secretaria de Obras Públicas.
A interdição na região teve início já na terça-feira e foi necessária para garantir a segurança da população durante a execução dos serviços. O bloqueio impede totalmente o acesso da avenida Maanaim à ponte sobre o córrego e à avenida Monteiro Lobato, nas imediações da empresa Francofer, inviabilizando o tráfego para o bairro Cidade Nobre por esse trajeto. Já o sentido bairrocentro, pelas ruas Visconde de Mauá e Santos Dumont, permanece liberado, com acesso normal à Avenida Maanaim.
No local será construída uma nova estrutura de muro de contenção em blocos de concreto, substituindo o antigo muro de gabião, que desabou com o alto volume de chuvas em janeiro. Também será realizada a recuperação completa do trecho danificado da pista, com substituição da base e aplicação de novo asfalto.
A previsão é que os trabalhos durem aproximadamente 60 dias, podendo haver alterações conforme as condições climáticas.
Rotas alternativas
Durante o período de interdição, os motoristas que desejam acessar o bairro Cidade Nobre deverão utilizar rotas alternativas, como as avenidas Guido Marliére e Brasil ou as avenidas Maanaim e Simón Bolívar, passando pela rotatória da feira do Canaã.
De acordo com a secretária de Obras Públicas, Jéssica Mara dos Reis, essa obra é uma resposta rápida e definitiva para um problema estrutural que surgiu em decorrência das chuvas. Vamos trabalhar com agilidade e responsabilidade para devolver à população uma via segura e funcional o mais breve possível”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]