03 de junho, de 2025 | 18:02
Nova 381 irá instalar base operacional em frente à estação ferroviária de Ipatinga
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA Nova 381, concessionária da BR-381, no trecho entre Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, trabalha para construir uma Base de Serviços Operacionais (BSO) à margem da avenida Pedro Linhares Gomes, trecho urbano da rodovia em Ipatinga. A estrutura ficará próxima à Estação Ferroviária Intendente Câmara.
Conforme apurou o Diário do Aço, há ainda uma possibilidade de extensão da faixa de retorno, na pista sentido Centro, que dá acesso ao outro sentido da via, para quem quer ir para o Ferroviários, por exemplo. A ampliação faz parte de uma solicitação feita pela administração municipal de Ipatinga.
Quem passa por esse trecho já percebe trabalhadores contratados pela empresa empenhados na execução da obra, bem como máquinas e equipamentos. A Nova 381 foi procurada, mas até o fechamento da reportagem, não se posicionou de forma oficial. A administração municipal também foi procurada, mas informou que a intervenção era de inteira responsabilidade da concessionária, no âmbito da área de servidão da rodovia.
BSO
Via de regra, uma Base de Serviços Operacionais é um local estrategicamente localizado numa rodovia, que fornece infraestrutura para o apoio operacional e atendimento aos usuários em caso de emergência ou necessidade de serviços. Essas estruturas abrigam equipes de atendimento, guinchos, ambulâncias e outras viaturas.
Paisagismo
Alguns leitores do Diário do Aço procuraram o jornal para externar a opinião contrária pela escolha do local para a construção da BSO. A alegação é que a estrutura irá descaracterizar parte do paisagismo no canteiro central da rodovia, dentro do perímetro urbano.
Ipatinga, ao longo de todo o trajeto da BR-381, é amplamente reconhecida como uma das cidades mais bonitas de se atravessar. Os canteiros centrais da rodovia, dentro do perímetro urbano, são motivo de orgulho para os moradores e frequentemente elogiados por quem passa pela cidade. São áreas bem cuidadas, com paisagismo de qualidade e que reforçam a identidade visual e cultural da nossa região”, afirmou um morador do município.
Além disso, me chama atenção a instalação de uma cerca estilo de fazenda no meio do canteiro central, o que reforça a sensação de desorganização estética e descaracterização do espaço urbano”, continuou.
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? Lula
05 de junho, 2025 | 15:25Ali é BR 381.
Deixem o progresso avançar.
Querem duplicação e ficam estes patriotarios falando merda.”
Knupp
05 de junho, 2025 | 14:14Piada mesmo, vai ter uma base mas não vai ter duplicação! Vai ter cobrança na 381, entre bh e Valadares com 5 pedágios! E nada de duplicação! E o povo acredita ainda! Só no Brasil mesmo.... ?
381 tá igual um queijo suíço... pode ser que melhorem, mas duplicação, esquece! ??????”
Marcelo
05 de junho, 2025 | 12:45E a duplicação vai ficar nos contos do pinoquio. De Ipatinga a valadares no percurso da cenibra passou da hora de duplicar. De timoteo a Antônio Dias está horrível.”
Flavio
05 de junho, 2025 | 03:50Políticos só faz coisa pra ganha. e a população que sofre”
Marcos
04 de junho, 2025 | 15:13E uma falta de respeito o que está acontecendo neste trecho da rodovia,onde no horário de pico do trânsito já um grande transtorno para.os usuários.
Agirá inventam de fazer um ponto de apoio dentro da cidade, para complicar mais ainda o trânsito perigoso naquele local. Porque não fizeram este ponto na saída do horto,onde se faz o retorno de wue vem de coronel fabriciano.
E tanta bagunça,que fizeram uma saída de uma passarela sobre a ferrovia jogando dentro da auto pista.
Parabéns, aos políticos e empresários de ipatinga, pela obra.
Cadê o prefeitas,que depois da eleição sumiu?”
Maipatinga
04 de junho, 2025 | 10:17Ipatinga virou bagunça, onde as praças , parque Ipanema e o centro da cidade foram tomadas pelos moradores de rua e noiados , agora vem 1 empresa que não vai investir nenhum 1 centavo dentro da cidade ? Ou será que vão? destrói um paisagismo q é elogiado por muitos q vem em Ipatinga. O prefeito vem demostrando incompetência em gerir a cidade. Conheço pessoas que tão investindo no paraíso por ter 1 prefeito comprometido com a população, acorda Ipatinga.”
Estou Indignada, Acabar Com o Cartão Postal da Entrada da Cidade Para Instalar o Que Poderia Ser Colocado em Qualquer Outro Lugar. Inaceitável Este Desrespeito a Natureza e Com Todos Nós.
04 de junho, 2025 | 10:14Muita indignação com a destruição da natureza que demorou tanto para ficar da forma como está.
E com relação ao semáforo em frente a estação, lá deveria ser instalada uma passarela e não semáforo.
Se querem segurança para os pedestres colocam passarelas.”
Gildázio Garcia Vitor
04 de junho, 2025 | 10:05O mais correto, a meu ver, que sou leigo até em CNH, o popular meia-roda, era não passar para a concessionária o trecho urbano da 381, que deveria ter ficado sob a responsabilidade da Administração Municipal.”
O Cara
04 de junho, 2025 | 08:07Por anos tentaram privatizar a Br 381 e não conseguiram, mas na hora que vem um governo que fez acontecer, a turma começa a reclamar das melhorias propostas. Nossa! Parabéns ministo dos tranportes, "mata a cobra e mostra o porrete".”
Rodrigo
04 de junho, 2025 | 07:54Não consigo entender o que se passa na cachola das pessoas que trabalham(se é que trabalham) no DETRA de Ipatinga. O canaã fica uma porcaria durante a parte da manhã e da tarde por causa do abre e fecha semáforo. Nenhum daqueles gênios ainda não perceberam a necessidade da instalação da onda verde, onde os semáforos abrem para o trânsito fluir. Nesse trecho da reportagem, exitem aquelas entradas e saídas perigosíssima para entrar no supermercado Assaí, onde deveria ser proibido. Nesse mesmo local, existe o semáforo bem em frente a estação ferroviária. Pergunto aos gênios do DETRA, qual a necessidade daqueles semáforos ficarem no vermelho se a estação ferroviária só tem fluxo de pessoas na parte da manhã e na parte da tarde? Porque tem que ficar no vermelho a noite? Quem vai atravessar essa via a noite se os portões da estação ficam fechados? Pelo amor de Deus, coloquem essa turma para trabalhar. Inclusive o próprio prefeitaço.”
Wagner Campagnani
03 de junho, 2025 | 23:36Se acontecer um acidente com motocicleta,próximo dessa cerca vai ser uma tragédia.”
Roberto Alves da Silveira
03 de junho, 2025 | 23:02Só fazem merda administração x nova 381=incopetentencia..com certeza está base tem que ser feita em timoteo, de preferência perto da PRF”
Antonio
03 de junho, 2025 | 22:38Poderia ter usado aquele local onde ficam os caminhões , próximo ao shopping, naquele canto. Ou em qualquer outro lugar, menos ali, arrasou, coisa horrível,”
Maluco
03 de junho, 2025 | 22:12Na verdade, além de descaracterizar o paisagismo, irá complicar ainda mais o trânsito naquele local.Cadê o prefeitaço da cidade?”
Rodrigo
03 de junho, 2025 | 21:16Em tempo: 5.000 mudas de "mata atlântica nativa".”
Arthur
03 de junho, 2025 | 20:50Ja nao devem praticamente nem mexer no contorno de Fabriciano e Timóteo, agora esse trambolho dentro de Ipatinga... E ainda tem o pedágio por vir... Tudo normal no esquecido Vale do aço...”
Atenta
03 de junho, 2025 | 19:25Culpa "progresso", retroceder. Aff”
Ipatinguense
03 de junho, 2025 | 19:17Que desastre! Vai ser uma feiura só! Igual ficou aquela coisa horrorosa no Bairro Bela Vista, descaracterizando o paisagismo da cidade. Péssima escolha de lugar.”
Rodrigo
03 de junho, 2025 | 19:04Excelente obra para a cidade e para os usuários da 381.
Mas . ..
...qual o ressarcimento ambiental!??? Vão plantar umas 5.000 mudas??
Tava vendo isso hoje e pensei :
pode ser feito uma FLORESTA DE BOLSO na região( entorno).Para refletir e agir”
Amadeu
03 de junho, 2025 | 18:43Boa noite.
Tem outros locais onde poderia ser instalado...e o paisagismo como fica...poderia ter feito isso em outro local..por ex saída pra gv...após o Mart minas ou em Fabriciano.
.”
Fernando
03 de junho, 2025 | 18:35O trecho urbano da 381 em Ipatinga já fica congestionado em horários de pico. Por que acrescentar o tráfego de maquinários e materiais dentro do município sendo que nem terá obra de duplicação na cidade?”