DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

03 de junho, de 2025 | 14:35

Governo de Ipatinga busca apoio da microrregião para conter superlotação da UPA

Divulgação
O encontro teve como pauta central a necessidade de fortalecer o atendimento regional e encontrar soluções conjuntas para o atual cenário de sobrecarga O encontro teve como pauta central a necessidade de fortalecer o atendimento regional e encontrar soluções conjuntas para o atual cenário de sobrecarga

Com o aumento expressivo da demanda por atendimentos na rede de urgência, a Secretaria de Saúde de Ipatinga promoveu nesta semana uma reunião estratégica com gestores de saúde da microrregião, além de representantes da Regional de Saúde, do Ministério Público e do Consem-MG. O encontro teve como pauta central a necessidade de fortalecer o atendimento regional e encontrar soluções conjuntas para o atual cenário de sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, destacou o governo.

Somente no mês de maio, a UPA de Ipatinga registrou 11.400 atendimentos. Desse total, 9.350 foram de pacientes do próprio município e cerca de 2.050 de outras cidades da região – o que representa 18% da demanda total. Outro dado importante: mais de 60% desses atendimentos são casos não urgentes, que poderiam ser resolvidos em unidades básicas, sem a necessidade de deslocamento até um serviço de urgência.

“Ipatinga tem buscado garantir um atendimento digno e eficiente à sua população e também àqueles que nos procuram de fora. Mas, neste momento de alta demanda, é fundamental que os municípios da microrregião possam colaborar ainda mais para equilibrarmos juntos essa rede que é compartilhada por todos”, pontuou o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas de reorganização do fluxo de atendimentos, como a ampliação do horário de funcionamento das UBSs nos municípios vizinhos, a adoção do modelo de Pronto Consulta – que já vem mostrando bons resultados em Ipatinga – e o fortalecimento da oferta de serviços como vacinação e administração de medicamentos diretamente nas cidades de origem.

A proposta é promover uma descentralização mais eficiente dos atendimentos de baixa complexidade, reduzindo a procura desnecessária pela UPA de Ipatinga, que tem perfil voltado ao atendimento de casos graves e urgentes. O encontro foi marcado por um diálogo produtivo, com reconhecimento mútuo da importância de cada município atuar com protagonismo na organização da assistência local.

Novas medidas e ampliação de leitos
Em seguida, o secretário também se reuniu com o Comitê Gestor de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), diante do aumento de casos de infecções respiratórias observado nos últimos dias. A reunião contou com a presença da médica infectologista Carmelinda Lobato e de diretores dos departamentos da Secretaria de Saúde.

Como resultado do encontro, foram aprovadas medidas de reforço à rede municipal: Recomendação do uso de máscaras por profissionais de saúde e visitantes em ambientes hospitalares com idosos e pacientes com comorbidades; Intensificação da vacinação contra a gripe, especialmente nos públicos mais vulneráveis; Ampliação de leitos de enfermaria, para absorver com mais segurança a demanda de pacientes clínicos e reduzir o impacto sobre a UPA.

“Estamos tomando decisões com base no monitoramento constante da situação. Nossa prioridade é manter a qualidade e a agilidade do atendimento, com segurança para todos”, reforçou Medeiros.

Atendimento
Para minimizar os efeitos da alta demanda, a Prefeitura de Ipatinga mantém duas Unidades Básicas de Saúde com funcionamento estendido, em modelo de Pronto Atendimento: UBS Canaã – atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h; UBS Iguaçu – atendimento diário, das 17h às 22h.

Essas unidades estão preparadas para receber casos de menor gravidade, com equipe médica, de enfermagem e estrutura para realizar pequenos procedimentos, aplicação de medicamentos e encaminhamentos, quando necessário.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jota

04 de junho, 2025 | 12:57

“Vale do Aço... Vale do Rio Doce. Região rica. Muito rica. Mas...
Sem dinheiro para a saúde da sua população.
Uma vergonha para nossos políticos. Uma vergonha para a população que insiste em colocar lá, mais do mesmo. Uma vergonha!!!
Timóteo, Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso... Como estão seus hospitais? Como estão suas UPA?s? Quantos? Quantas?
O pior de tudo isso, é que não é reflexo de incompetência. Muito pelo contrário. A classe política dos Vales é muito competente. Mas só no que eles querem. Normalmente, o que eles querem, não é o que a população quer!”

Vergonha!!!!! Cidades Sem Hospitais.....

03 de junho, 2025 | 21:08

“Santana do Paraíso, Mesquita, Joanésia e Braúnas, essas quatro cidades deveriam se unir e construir ao menos um hospital que atendam sua população. Uma vergonha, qualquer dorzinha vem pra Ipatinga, e chegar a rodar até 80 km. É muito atraso de vida, É uma vergonha gigantesca para a região com mais de 1 milhão de habitantes.
Prefeitos, Vices, Deputados, Vereadores, Secretários, Comissionados, Puxa sacos, isso tem aos montes.
Deveriam é diminuir a quantidade de cidades pequenas, que não conseguem se pagar, isso sim....”

Verdade

03 de junho, 2025 | 16:27

“Se administração de Ipatinga-MG parar de fazer festas com dinheiro público, resolve essa situação.”

Atenta

03 de junho, 2025 | 15:01

“As cidades,todas as cidades,DEVERIAM CONSTRUIR UPAS em seu município e não ficar gastando recursos com ambulâncias.”

Envie seu Comentário