30 de maio, de 2025 | 08:45

Cadastro desatualizado pode levar à perda de descontos da Copasa

Isabelly Quintão/Arquivo
Quase 3 mil pessoas podem ter tarifa social da Copasa cancelada por cadastro desatualizadoQuase 3 mil pessoas podem ter tarifa social da Copasa cancelada por cadastro desatualizado
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Cerca de 3 mil clientes da Copasa na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) podem perder o desconto de até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto, cancelados por falta de atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em Ipatinga são 1.477 clientes que correm o risco de ficar sem o benefício. Em Coronel Fabriciano há outras 631 famílias, e em Timóteo e Santana do Paraíso, 546 e 302, respectivamente. O Diário do Aço ainda apurou junto à Copasa que em Caratinga, no Colar Metropolitano, há outros 546 clientes correndo o mesmo risco.

Conforme divulgado pela companhia, a renovação dos dados deve ser feita até 30 de junho. “Para informar a população, além de comunicados, de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício. Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação, de atualização e cadastro dos dados podem ser feitos pelo WhatsApp (31) 99770-7000, que ainda teve seu horário de atendimento ampliado de 8h as 18h. A companhia também enviou a todo estado material informativo via mala direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras”, afirma Wescley Oliveira Souza, supervisor comercial da Copasa.

Desconto
A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residem em imóvel residencial.

O benefício faz parte do programa tarifa social, que concede condições especiais para famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.

“O benefício está em conformidade com a legislação federal. A redução do valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, sendo limitado até 20 metros cúbicos, que corresponde a 20 mil litros de água”, explica Wescley Oliveira.

Como solicitar
Atualmente, a companhia concede o benefício para cerca de 772,5 mil famílias cadastradas. O objetivo é dobrar a adesão para alcançar cerca de 1,5 milhão de pessoas elegíveis em todo o estado.

O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e, assim, obter o documento chamado “comprovante de cadastramento no CadÚnico”.

Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e além do “comprovante de cadastramento no CadÚnico”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.

Depois disso, é só aguardar a análise da documentação. Se aprovado, o benefício do desconto é concedido na próxima conta.
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