DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de maio, de 2025 | 06:20

Senado aprova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia atribuições da guarda municipal

Divulgação PMI
Aprovada Proposta de Emenda à Constituição que inclui guarda municipal na segurança pública e texto vai para votação na Câmara dos DeputadosAprovada Proposta de Emenda à Constituição que inclui guarda municipal na segurança pública e texto vai para votação na Câmara dos Deputados

O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito aos órgãos de segurança pública.

O texto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e vai para votação na Câmara dos Deputados.

A Constituição elenca, atualmente, como segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.

Pela PEC 37/2022, aprovada pelos senadores, os municípios poderão atribuir funções às guardas ou polícias municipais, como proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública.

Para isso, os municípios poderão mudar a lei o nome das guardas para "polícia municipal", "guarda civil", "guarda civil municipal", "guarda metropolitana" ou "guarda civil metropolitana".

No entanto, a alteração de nomenclatura terá de ser feita por meio de concurso público ou transformação dos cargos e carreiras dos guardas municipais Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado

Sessão do Senado que votou a proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2022) que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública previstos na Carta Magna. Foto: Lula Marques/Agência BrasilSessão do Senado que votou a proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2022) que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública previstos na Carta Magna. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bom

28 de maio, 2025 | 23:00

“O Brasil precisa é de leis mais severas, a quantidade de homens nas ruas não influencia em nada ,a violência corre solta e só aumenta.
Maia gastos com armas e munições, sendo que o país precisa de mais educação e saúde. Porque investem tanto no combate à criminalidade com violência e não com educação e inteligência.
Seria muito mais barato, mas acho que a preocupação não é com o povo é sim com o próprio orgulho do "sistema ".”

Altamir Pedro

28 de maio, 2025 | 22:05

“Não muda nada, aliás aumenta a responsabilidade e as atribuições. Mas o salário continua achatado e arrochado.”

Alen Souza

28 de maio, 2025 | 08:46

“Passou da hora !
Parabéns !”

Rx

28 de maio, 2025 | 06:54

“Parabéns
Merecido o reconhecimento”

Envie seu Comentário