DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de maio, de 2025 | 05:00

Saraus e lançamento de livros em escolas públicas de Fabriciano

Divulgação
Esta é a terceira edição do projeto que incentiva a leitura e a escrita na rede pública de ensinoEsta é a terceira edição do projeto que incentiva a leitura e a escrita na rede pública de ensino
O Projeto Escrita Criativa, em sua terceira edição, reafirma o “compromisso de incentivar a leitura e a escrita entre os estudantes da rede pública de Coronel Fabriciano”, anuncia a produção. Desde março, cerca de 100 crianças das Escolas Municipais Padre Deolindo Coelho e Maria da Penha Lima participam de oficinas de leitura, escrita, ilustração e música, promovidas pela artista Roberta Rocha, da Borboleta Editora, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc e da Prefeitura de Coronel Fabriciano.

Após dois meses de atividades, “o projeto chega ao seu momento de celebração” e promove dois saraus literários que também marcam o lançamento dos livros produzidos pelos próprios alunos, além de apresentações teatrais. Os eventos serão realizados nesta quarta (28) e quinta-feira (29), às 13h30, nas Escolas Municipais Padre Deolindo Coelho, no Melo Viana, e Maria Penha Lima, no Morada do Vale, respectivamente.

Criação coletiva
Durante as oficinas ministradas por Roberta Rocha e Jailton Laurindo, as crianças mergulharam em atividades que envolveram leitura de livros, criação de histórias coletivas, ilustrações e composições musicais autorais. “Essa edição foi muito divertida, lúdica e criativa. As crianças nos surpreenderam ao criar músicas inspiradas nas próprias histórias que surgiram durante as aulas”, destaca Roberta Rocha.

Alunos e comunidades participam das ações e comemoraçõesAlunos e comunidades participam das ações e comemorações
Nos dias dos saraus, os estudantes terão a oportunidade de apresentar as suas criações aos pais e à comunidade escolar, além de assistirem a uma contação de histórias com o Grupo Gente do Céu e receberem os certificados de participação. “A cada edição, aprimoramos ainda mais as oficinas, plantando sementes de criatividade e sonhos. É uma alegria ver essas crianças se sentindo pequenas escritoras”, comenta Jailton Laurindo.

Como forma de estimular ainda mais o hábito da leitura, o projeto doou exemplares do livro “O Menino que Queria Voar”, da Borboleta Editora, às escolas participantes. Em 2024, o Escrita Criativa beneficiou cerca de 120 alunos de três escolas e atingiu mais de mil pessoas por meio de saraus e ações de incentivo à leitura e à escrita. O projeto é uma realização da Borboleta Editora, apoiada pela Lei Aldir Blanc, com gestão e oficinas conduzidas por Roberta Rocha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário