26 de maio, de 2025 | 19:46

Foragido da Justiça do Vale do Aço é preso na Bélgica

Alex Ferreira/Arquivo DA
Investigação dos policiais da 1ª DRPC e da Polícia Federal levou à prisão foragido da justiça que se estava na Europa Investigação dos policiais da 1ª DRPC e da Polícia Federal levou à prisão foragido da justiça que se estava na Europa

Policiais da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil fizeram levantamentos de inteligência policial para localizar um homem de 66 anos, procurado pela Justiça no Vale do Aço, mas que estava escondido na Europa. A prisão contou com o auxílio da Polícia Federal e da Interpol.

“O indivíduo estava na Bélgica, e contra ele existem dois mandados de prisão: um preventivo, expedido pela Justiça Federal de Ipatinga em 24/11/2016, e uma condenação, expedida pela Justiça Estadual de Açucena em 27/3/2023”, informa PCMG por meio de nota divulgada na noite desta segunda-feira (26). O nome do preso, entretanto, não foi divulgado pela PC.

Conforme a nota, na Justiça Federal, o homem de 66 anos responde por Associação Criminosa; Roubo qualificado com emprego de arma e Coação no curso do Processo, na modalidade de concurso material. Em maio de 1999, o indivíduo teria participado de um assalto à sede dos Correios em Timóteo.

Na Justiça Estadual, ele foi condenado a 8 anos e 8 meses de prisão por dois crimes de homicídio tentado e um de homicídio consumado, os três crimes na modalidade de crime continuado. O crime ocorreu em 31/5/1988, na cidade de Açucena, e prescreveria em 2029.

A Inspetoria da Delegacia Regional de Ipatinga tomou conhecimento de que o autor estaria escondido na Bélgica. Levantamentos foram feitos para confirmar o paradeiro e, tão logo a informação se confirmou, o mandado da Justiça Estadual foi incluído no Alerta Vermelho da Interpol.

O Aviso Vermelho (Alerta Vermelho) ou “Red Notice” é uma solicitação endereçada às agências de segurança pública do mundo todo para localizar e deter provisoriamente uma pessoa aguardando extradição ou ação judicial semelhante. Ele se baseia em um mandado de prisão ou em uma ordem judicial emitida ou ditada pelas autoridades judiciais do país solicitante. Os países-membros aplicam sua própria legislação nacional para determinar se podem deter uma pessoa.

A Polícia Federal de Ipatinga auxiliou nos trâmites legais e no contato com a Interpol. No dia 13/5/2025, a prisão do foragido foi efetivada na Bélgica, onde aguarda a solicitação de extradição. (Com informações da 1ª Delegacia Regional da PC em Ioatinga)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário