26 de maio, de 2025 | 15:40

Nova modalidade de visitas guiadas vira atração no Palácio das Artes

Fotos: Paulo Larcerda/FCS
Projeto destaca a história e a relevância cultural do espaçoProjeto destaca a história e a relevância cultural do espaço
O Palácio das Artes inaugurou uma nova modalidade de visitas guiadas, em Belo Horizonte. A partir de agora, qualquer pessoa interessada em conhecer o espaço cultural poderá se inscrever pelo e-mail [email protected] e, quinzenalmente aos sábados, integrar os grupos nas visitas patrimoniais conduzidas por mediadores do programa Educativo do Palácio das Artes. A iniciativa integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A próxima visitação está programada para o próximo sábado (31).

A ação inaugural, no último dia 17/5, começou no hall do edifício sede, depois seguiu para o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e para o Cine Humberto Mauro. Em seguida, os visitantes conheceram as galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, e depois a Sala Juvenal Dias e o Teatro João Ceschiatti.
A visita se encerrou pouco antes do meio-dia, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Além de destacar a programação, como a exposição “Lorenzato: Imaginação Criativa”, a equipe de mediadores trouxe aos visitantes uma contextualização histórica e explicações, por exemplo, sobre as personalidades que dão nome aos espaços.

Formato de visitação acontece quinzenalmente aos sábadosFormato de visitação acontece quinzenalmente aos sábados
“O Palácio das Artes é um centro cultural vivo, pulsante, potente e profundamente democrático. Esta casa simboliza o compromisso de Minas Gerais com o acesso amplo, plural e inclusivo à cultura. Com as visitas guiadas, reafirmamos essa missão”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Por dentro
Esta primeira visita patrimonial aconteceu no contexto da 23ª Semana Nacional de Museus, que destacou o patrimônio imaterial como fonte viva de memória e inspiração. A atividade convidou o público a explorar os espaços do Palácio das Artes e mergulhar em sua história: da concepção arquitetônica às transformações ao longo das décadas, revelando curiosidades e memórias que ajudam a compor a identidade do equipamento gerido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS).
“Mais do que uma visita, é um encontro com o passado e o presente de um dos principais equipamentos culturais de Minas, um convite para perceber a arte, a arquitetura e a memória como partes de um patrimônio vivo e coletivo”, ressaltou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.

Promoção inovadora integra o Ano Mineiro das ArtesPromoção inovadora integra o Ano Mineiro das Artes
Embora a FCS já promova visitas regularmente, elas são, em sua maioria, voltadas para grupos agendados - especialmente escolas e instituições educativas, mas também podem ser grupos familiares ou de amigos. Essas visitas têm como foco principal as exposições em cartaz, sendo direcionadas conforme o perfil do grupo (idade e interesses, por exemplo), com mediação nas galerias e, às vezes, a depender da agenda ou da solicitação, uma prática de ateliê complementar.

A coordenadora do Programa Educativo e de Mediação Cultural da FCS, Dulcilene Fonseca, explica as diferenças das visitas que ocorrem periodicamente. “Essa modalidade que iniciamos é aberta ao público geral, com inscrições individuais, e tem o objetivo de apresentar o Palácio das Artes como um espaço em constante transformação. Diferentemente das outras, cada edição dessa visita será única, justamente porque ela percorre bastidores e áreas funcionais da instituição que podem estar em diferentes usos: podemos encontrar montagens de cenários, ensaios, passagens de som, movimentações técnicas”, ressaltou.

Palácio da Liberdade
O Palácio da Liberdade, também gerido pela Fundação Clóvis Salgado, promove visitas mediadas temáticas aos sábados e domingos, às 11h e 15h. No espaço ocorrem também visitas teatralizadas duas vezes ao mês, aos domingos. As ações são voltadas ao público espontâneo, com entrada gratuita e cadastro na recepção para os visitantes.

Nos dias 17 e 18/5 (sábado e domingo), aconteceram as visitas mediadas com o tema “O Palácio na Rota do Tempo”. O público foi estimulado a explorar memórias, vivências e possibilidades de futuro a partir de temas como patrimônio, cidadania, liberdade, identidade e pertencimento. Até o fim de maio, estão previstas outras três ações semelhantes, além de uma visita teatralizada. A agenda completa pode ser conferida no site http://palaciodaliberdade.com.br/programacao.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário