24 de maio, de 2025 | 15:00
Pacientes aguardam na fila vagas de internação por doenças respiratórias
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Considerando toda a macrorregião, 20 pessoas aguardam leitos UTI e 170 aguardam leitos clínicos
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na macrorregião do Vale do Aço, as principais internações em leitos são devido a doenças cardíacas e respiratórias, como pneumonia e bronquiolite. Atualmente, estão ocupados 111 leitos UTI adulto, sete leitos UTI pediátrico e 307 leitos clínicos. Por causa do avanço da crise, tanto a Secretaria de Estado da Saúde quanto a Secretaria de Saúde de Ipatinga já declararam situação de emergência.
As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano.
A secretaria informou que a macrorregião conta com 361 leitos clínicos adultos e 63 pediátricos. Além disso, há na rede 128 leitos de UTI adulto e 21 leitos de UTI pediátrica. O procedimento de rotinas dos hospitais conta com a liberação do oxigênio no tratamento assim que for necessário. No momento, são 111 leitos UTI adulto, sete leitos UTI pediátrico e 307 leitos clínicos ocupados”, afirmou.
Relatou, ainda, que as ocupações dos leitos de UTI têm como principal motivo doenças cardíacas. Já as internações em leitos clínicos têm uma abrangência maior de casos, mas os principais motivos das internações são os partos, doenças cardíacas e respiratórias como pneumonia, bronquiolite, entre outros”, destacou.
Espera
Atualmente, 20 pessoas aguardam leitos UTI e 170 aguardam leitos clínicos considerando toda a macrorregião. É importante salientar que estes números alteram a todo momento mediante procura das portas de urgência e disponibilização de vagas pelos prestadores e compras de leitos privados realizadas pela central mediante as necessidades clínicas e ordens judiciais”, acrescentou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Os dados foram enviados à reportagem do Diário do Aço no dia 22 de maio de 2025
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]