24 de maio, de 2025 | 10:06
TRT-MG vai inaugurar Centro de Conciliação da Justiça Trabalhista em Coronel Fabriciano
O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) será inaugurado em Coronel Fabriciano na próxima quarta-feira (28), às 16h, no Fórum Trabalhista do município (rua José Gomes Ferreira, 90, Belvedere). Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) 3ª Região, a solenidade contará com as presenças da desembargadora Denise Alves Horta, presidente do Tribunal; do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas NUPEMEC-JT, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira; da coordenadora do Cejusc de Fabriciano, juíza Daniele Cristine Morello Brendolan Maia e outras autoridades.
Esta será a segunda unidade do Cejusc inaugurada no interior de Minas Gerais. A primeira funciona desde fevereiro na cidade de Montes Claros. A capital também conta com dois Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas- sendo um de 1º Grau e um de 2º Grau.
Cultura da conciliação
O principal objetivo do Cejusc é permitir que as partes resolvam seus conflitos por meio da conciliação e mediação, antes mesmo de ingressarem na Justiça pelo meio processual. A cultura de valorização da autocomposição tem sido destaque no TRT-MG, através do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira.
Compete à nova unidade atuar na conciliação e mediação dos conflitos trabalhistas individuais ou coletivos, inclusive pré-processuais, nas demandas de 1º grau em sua jurisdição.
A inauguração coincide com a realização da Semana Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho (de 26 a 30), quando toda a justiça trabalhista está empenhada em fomentar as audiências de conciliação por todo o país.
A primeira audiência de conciliação no Cejusc de Coronel Fabriciano está agendada para o dia 10 de junho, a partir das 13h30.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]