24 de maio, de 2025 | 09:58
Mais de 60% dos atendimentos na UPA poderiam ser feitos nas UBSs, alerta Prefeitura de Ipatinga
Divulgação
Dos mais de 11 mil atendimentos realizados na UPA nos últimos 30 dias, mais de 60% foram de casos classificados como leves

A administração de Ipatinga volta a alertar a população sobre o uso correto dos serviços de saúde no município. Um levantamento recente mostra que, dos mais de 11 mil atendimentos realizados na UPA nos últimos 30 dias, mais de 60% foram de casos classificados como leves ou seja, situações que poderiam ter sido resolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Essa sobrecarga impacta diretamente a agilidade do atendimento e coloca em risco pacientes que realmente precisam de cuidados emergenciais. Atualmente, a UPA de Ipatinga opera com mais de 140% da sua capacidade, enquanto o Hospital Municipal já ultrapassa 112% e o Hospital Márcio Cunha, 110%.
São números alarmantes. E o principal motivo é que muita gente continua procurando a UPA mesmo com sintomas leves, como febre, dor no corpo, tosse ou mal-estar. Isso acaba tirando a vaga de quem realmente precisa de atendimento urgente, como vítimas de acidentes ou pacientes em estado crítico”, destaca o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
Fluxo de atendimento
Como estratégia para reorganizar o fluxo de atendimentos e garantir mais eficiência ao sistema, a prefeitura ampliou o horário de atendimento em dois pontos importantes da cidade: as UBS dos bairros Canaã e Iguaçu estão funcionando em regime de pronto atendimento, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, sem necessidade de agendamento.
E, para garantir assistência também nos fins de semana, a UBS do Canaã funcionará excepcionalmente neste sábado (24) e domingo (25), das 9h às 17h, acolhendo moradores com sintomas leves que precisam de cuidados rápidos, próximos de casa e com mais conforto.
A orientação da Secretaria de Saúde é clara: sempre que possível, procure a UBS. A escolha da unidade correta para cada situação ajuda a salvar vidas. Ao buscar a UBS para casos menos graves, você permite que os hospitais e a UPA estejam disponíveis para emergências reais.
Serviço:
UBS Canaã
Rua Maná, 151 Canaã
UBS Iguaçu
Avenida José Júlio da Costa, 286 Iguaçu
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira: das 17h às 22h
Sábado e domingo: UBS Canaã aberta das 9h às 17h
Atendimento sem necessidade de agendamento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Elaine
24 de maio, 2025 | 12:39Basta ter médicos porque atendimento posto e umas falta respeito poupulacao não querem trabalhar e trata todos com descasos e sempre manda upa sento eles mesmo podia resolver os funcionários só ficam batendo papa”
Tião Marreta
24 de maio, 2025 | 10:50Só ter médico disponível na UBS. Vai na UNS e cadê os médicos e quando tem a maioria trata a população com descaso e má vontade. Vamos ser francos. Tem caso que se o SAMU for na residência resolve. Tipo trocar sonda de paciente, mas o SAMU tem negado muitas solicitações. Infelizmente no momento de aperto a população recorre a quem pode atendê-la quando precisa e a UPA é 24 horas.
Basta o Secretário de Saúde arregaçar as mangas e cobrar de quem é de direito. Jogar a culpa na população é fácil, difícil é trabalhar para o bem dela.”
Justiceiro
24 de maio, 2025 | 10:44O maior problema da saúde em Ipatinga está nas cidades vizinhas que ao invés de investir na saúde pública só investir em ambulância para transportar os seu pacientes para ser tratado em Ipatinga e muitos desses pacientes enquadrar nesses 60% que poderiam ser atendidos em um posto médico na cidade de origem”