23 de maio, de 2025 | 16:46

Bombeiros fazem ação de conscientização contra incêndios em vegetação em Ipatinga

Divulgação CBMMG
Entre as ativiades desenvolvidas está o projeto 'Bombeiros Sênior', que repassa instruções sobre condutas para evitar incêndios florestaisEntre as ativiades desenvolvidas está o projeto 'Bombeiros Sênior', que repassa instruções sobre condutas para evitar incêndios florestais

O 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM) promoveu, nesta sexta-feira (23), uma série de atividades educativas em Ipatinga com foco na prevenção de incêndios em vegetação. As ações fazem parte da "Operação Alerta Verde", uma iniciativa anual do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para diminuir a ocorrência de incêndios florestais durante o período de estiagem.

Os incêndios em vegetação estão entre as ocorrências mais frequentes atendidas pelo CBMMG, e mais de 45% deles ocorrem em lotes vagos. Esses incidentes causam sérios danos, como impactos à saúde de crianças e idosos, prejuízos materiais e consequências nocivas ao meio ambiente. Muitas dessas queimadas poderiam ser evitadas com maior esforço e envolvimento comunitário.
Divulgação CBMMG
Atividades foram desenvolvidas pela manhã, no Parque Ipanema Atividades foram desenvolvidas pela manhã, no Parque Ipanema

Com o objetivo de fortalecer o impacto da "Operação Alerta Verde" e trabalhar a cultura de prevenção na população, os projetos sociais do 11º BBM desenvolveram atividades específicas. Hoje, os participantes do Projeto Bombeiro Sênior receberam instruções sobre condutas para evitar incêndios florestais, com destaque para a responsabilidade ambiental e o impacto positivo das florestas na saúde humana.

Banho de floresta
Durante a manhã, no Parque Ipanema, cartão postal da cidade, o grupo participou de uma dinâmica que apresentou o conceito de SHINRIN YOKU, prática japonesa conhecida como "banho de floresta". A ciência comprova que o contato sistemático com a natureza, como caminhadas em áreas verdes, pode reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e aumentar a resposta imunológica, o que promove bem-estar e saúde mental. Após uma caminhada de 3km, os idosos fizeram um piquenique compartilhado. Na ocasião, também receberam orientações sobre a construção de aceiros, o descarte adequado do lixo e os riscos do uso de fogueiras.
Divulgação CBMMG
Momento de recreação com os participantes do programa, no Parque Ipanema Momento de recreação com os participantes do programa, no Parque Ipanema

Bombeiros na escola
Paralelamente, uma equipe do 11º BBM esteve na Escola Municipal Padre Félix, em Açucena, por meio do Projeto Bombeiro nas Escolas. Além do conteúdo regular do projeto, os militares ressaltaram a importância da prevenção e do combate aos incêndios florestais. A ação aproveitou o currículo previsto para a Semana do Meio Ambiente, que começa na primeira semana de junho.

“O CBMMG reforça que o trabalho coordenado com instituições escolares e sociais produz um efeito considerável na conscientização da sociedade e, por consequência, na preservação do meio ambiente e dos recursos públicos. Cuidar das áreas verdes e evitar os incêndios florestais é um dever de cidadão e uma prática que contribui para a saúde e o bem-estar coletivo. É essencial que a população colabore e dissemine esse comportamento para a construção de cidades mais saudáveis e resilientes”, conclui a nota divulgada pelo CBMMG.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário