24 de maio, de 2025 | 08:35
Dia da Comunidade Japonesa de Ipatinga é celebrado neste sábado com atividades culturais
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNeste sábado (24), a Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga (ANBI) promoverá um evento em alusão ao Dia da Comunidade Japonesa de Ipatinga e aos seus 60 anos. O evento ocorrerá das 15h às 18h, na sede da ANBI, localizada na rua Suíça, número 36, no bairro Cariru.
A comemoração é aberta ao público com entrada gratuita. Haverá apresentações e oficinas de Taiko, Aikido, origami e dança japonesa, além da exibição de um documentário sobre o aniversário da associação, chamado "Um Japão nas Entrelinhas". O documentário foi dirigido pelo diretor cinematográfico Sávio Tarso, que atuou em conjunto com o documentarista Nilmar Lage, diretor de fotografia e co-diretor do vídeo, e a produtora Leila Cunha da Fino Trato Produção Cultural.
O projeto busca contar a história dos primeiros japoneses que chegaram à região em 1956, a contribuição para a construção da Usiminas, a formação da colônia japonesa, a relação com a comunidade local e o legado deixado por eles.
Ao Diário do Aço, o presidente da ANBI, Jorge Taniguchi, chamou o público para participar das comemorações. Nós convidamos toda a comunidade a chegar. Vai ser uma tarde muito bacana aqui. O evento é comemorativo ao Dia da Comunidade Japonesa de Ipatinga, instituído pela Lei Municipal nº 4274 de 11/11/2021, que surgiu a partir do Projeto de Lei 163/2021 de autoria da ex-vereadora Cecília Ferramenta, que estará presente no sábado. Somos muito gratos a ela”, afirmou.
Também estarão presentes no evento representantes do Consulado do Japão do Rio de Janeiro, da Cenibra, Aperam, Sankyu, Usiminas, Nippon Steel e Prefeitura de Ipatinga.
ANBI
A associação foi fundada em 8 de agosto de 1965 e registrada em 11 de dezembro do ano seguinte com o nome de Sociedade Esportiva e Cultural de Ipatinga (Seci). Em 13 de maio de 1988, passou a ser chamada de Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga.
A entidade civil sem fins lucrativos e políticos tem por objetivo cultivar a mais ampla perfeita cordialidade entre os sócios; promover atividades socioculturais, beneficentes, esportivas e educacionais; promover o intercâmbio e a aproximação cultural entre o Brasil e Japão, bem como preservar os seus costumes e tradições”.
Comunidade japonesa
Estima-se que em Ipatinga e suas vizinhanças residam atualmente aproximadamente 100 famílias de origem japonesa. A cultura daquele país teve grande influência no município, principalmente no desenvolvimento da Usiminas e do Clube Esportivo e Recreativo.
Existem várias obras que demonstram o reconhecimento do povo ipatinguense à presença e contribuição da colônia japonesa na região. Uma delas é a avenida Japão, no Cariru. No início da década de 1960, a maioria das residências era de japoneses. Outra, a avenida Kiyoshi Tsunawaki, homenageia o engenheiro da Nippon Steel Corporation, especialista na área de coqueria, que faleceu num acidente aéreo quando um avião que o levaria de volta ao seu país caiu no mar ao decolar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Há a praça Natsuo Esaki, um dos primeiros imigrantes a vir para Ipatinga e primeiro comerciante a se fixar na cidade, localizada no Centro Comercial do Cariru. O Grupo Escolar Almirante Toyoda, que foi almirante durante a II Guerra Mundial e presidente da Nippon Steel. O Parque Aquático Professor Kurosa, na Usipa, em homenagem ao professor Kurosa, que foi atleta da Nippon Steel, medalhista de ouro na natação nas Olimpíadas de Tokyo em 1964 e técnico de natação na Usipa.
A Academia de Judô Professor Makoto Inoue, com galeria de fotos dos professores, e o Ginásio Coberto Tokinaka Takahashi, na Usipa. O Auditório Togashi, no Centro de Controle, área interna da usina. A Praça Japão, no Cariru. Além de um jardim com aproximadamente 150 pés de cerejeira (flor símbolo do Japão), trazidos e plantados por um japonês de São Paulo, por ocasião do Centenário de Imigração Japonesa, ao lado do jardim japonês do Grande Hotel, no bairro Castelo.
Além de monumentos e praças, observa-se também a presença da cultura japonesa no comércio. Encontram-se produtos japoneses em diversos restaurantes da cidade. Outra entidade com presença marcante que contribui para o fortalecimento de laços de amizade Brasil-Japão e para o desenvolvimento da região é a Associação Tikufukai
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]