23 de maio, de 2025 | 07:44
Comércio de produtos químicos em Minas Gerais é alvo de megaoperação da Polícia Federal
Divulgação
Operação Higeia mobiliza efetivo estadual e reforça controle sobre o uso de substâncias químicas

A Polícia Federal deflagrou nesta semana (19 a 23 de maio) a Operação Geral de Químicos Higeia, uma ação ostensiva de fiscalização em larga escala realizada simultaneamente em diversas regiões do Estado de Minas Gerais. A operação mobilizou todo o efetivo policial capacitado na área de fiscalização de produtos químicos, além de contar com o apoio de agentes de outras unidades especializadas da corporação.
Um efetivo de 20 servidores atuaram na fiscalização de 60 empresas. Deste total, 40 empresas foram autuadas pelo cometimento de algum tipo de infração.
Com o objetivo de alcançar um grande número de empresas que operam com substâncias químicas controladas, a operação teve como foco o cumprimento das diretrizes da Divisão de Controle de Produtos Químicos (DCPQ) e o aperfeiçoamento dos procedimentos adotados pelos policiais federais envolvidos.
Durante a ação, dezenas de empresas previamente selecionadas foram fiscalizadas com o intuito de verificar a regularidade no armazenamento, manuseio e destinação dos produtos químicos.
Divulgação PF
A operação colocou na mira o comércio de substâncias utilizadas na indústria e em diversos setores legais, que podem representar riscos significativos se desviadas para fins ilícitos

Segundo a Polícia Federal, a padronização dos procedimentos de fiscalização permite maior eficácia na geração de Informações de Polícia Judiciária, contribuindo para futuras investigações criminais, quando necessário.
A operação também tem um caráter educativo e de transparência, buscando esclarecer à sociedade a razão pela qual a Polícia Federal exerce o controle sobre produtos químicos no país. Essas substâncias, embora amplamente utilizadas na indústria e em diversos setores legais, podem representar riscos significativos se desviadas para fins ilícitos.
A Operação Higeia reforça o compromisso da Polícia Federal com o combate à criminalidade e o controle rigoroso sobre materiais sensíveis. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]