22 de maio, de 2025 | 16:47

Ipatinga lança Mapa Turístico na Feiraço

Divulgação
O Mapa foi elaborado em conformidade com o Plano Municipal de Turismo e visa dar maior visibilidade aos empreendimentos e atrativos de IpatingaO Mapa foi elaborado em conformidade com o Plano Municipal de Turismo e visa dar maior visibilidade aos empreendimentos e atrativos de Ipatinga

Na noite de quarta-feira (21), Ipatinga deu um passo para consolidar sua relevância no cenário turístico nacional com o lançamento do Mapa Turístico do município. O evento ocorreu durante a abertura da 5ª edição da Feira Comercial de Produtos e Serviços (Feiraço), no estacionamento do estádio Ipatingão. A iniciativa visa divulgar os empreendimentos e fomentar o turismo, informou governo.

O lançamento ocorreu no Espaço Turismo Vale do Aço, um estande de 280 m² montado pelo Sebrae Minas, parceiro da Prefeitura e um dos 180 expositores da Feiraço. O prefeito Gustavo Nunes (PL) destacou a importância da ferramenta como um divisor de águas para a cidade. “Por enquanto, são 39 atrativos georeferenciados, com QR Codes e informações bilíngues, criados para promover nossas belezas, do turismo rural à cultura vibrante, oferecendo novas experiências para visitantes e moradores. Nossa intenção é ampliar este leque de opções o mais breve possível”, afirmou.

O Mapa Turístico foi elaborado em conformidade com o Plano Municipal de Turismo, segundo o prefeito, e visa dar maior visibilidade aos empreendimentos e atrativos de Ipatinga. Entre os destaques está o programa Ipatinga Rural Roteiro Turístico, que evoluiu de um projeto de visitação e consumo familiar para uma sólida oportunidade de desenvolvimento econômico, promovendo lazer, cultura e novas experiências para turistas.

Novidade
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Dijalma Pires, explicou os diferenciais do mapa. “Não se trata apenas de um roteiro ou um único atrativo. É um mapa bilíngue, projetado para todos os tipos de turistas, com QR Codes que fornecem informações detalhadas sobre os atrativos, além de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, com localização via Google Maps. Isso facilita a escolha e a vivência das experiências oferecidas pela cidade”, detalhou.

Inicialmente, a Prefeitura planeja instalar o Mapa Turístico em pontos estratégicos, tais como aeroporto, rodoviária, estação ferroviária, prédios públicos (Prefeitura de Ipatinga e Câmara Municipal), hall do estádio Ipatingão e o Shopping do Vale, para orientar visitantes. “Em breve, teremos a sinalização turística, aguardada há mais de 20 anos, e novos roteiros e produtos, com previsão de conclusão até o final de 2025”, revelou Dijalma Pires. O projeto foi realizado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur), com apoio das Secretarias de Comunicação, Planejamento e Dados e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Vocação
A homologação de Ipatinga no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, reforça a vocação turística do município, que integra um seleto grupo de cerca de 2.500 cidades em quase 350 regiões turísticas do país. Essa classificação, parte do Programa de Regionalização do Turismo, orienta políticas públicas e a destinação de recursos federais para o fortalecimento do setor. A gestão municipal tem se empenhado em promover a cadeia produtiva do turismo, aliando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.
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