23 de maio, de 2025 | 11:42
Mais de 16 mil eleitores da RMVA devem ter o título cancelado
Arquivo DA
O cancelamento do título de eleitor pode implicar em diversos impedimentos, incluindo tomar posse em concurso público
Por Matheus Valadares - Repórter Dario do Aço 
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 16.297 pessoas devem ter o título de eleitor cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos dias. Isso porque, na última segunda-feira (19), foi encerrado o prazo para os eleitores faltosos nos últimos três pleitos, e que não normalizaram a situação na Justiça Eleitoral, resolvessem as pendências.
A medida está prevista na Resolução do TSE nº 23.737/2024 e no Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025.
Conforme dados apurados pela reportagem do Diário do Aço junto ao TSE, Ipatinga é o município da região com mais eleitores pendentes: 9.516. Em seguida está Coronel Fabriciano, com 3.619; Timóteo, 2.036; e Santana do Paraíso, 1.580.
Impedimentos
O eleitor que tiver o título cancelado não poderá votar e ser votado; tomar posse em concurso público; obter passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; participar de concorrência pública; e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
Brasil
Ao todo, neste ano, a Justiça Eleitoral mapeou mais de 5,3 milhões de pessoas com títulos passíveis de cancelamento por não terem votado e nem justificado ou pagado as multas referentes à ausência nos três últimos pleitos, incluindo os suplementares.
Os eleitores com inscrições passíveis de cancelamento que procurarem o cartório eleitoral a partir de 20 de maio serão orientados a requerer a regularização de seus títulos no cartório ou no Autoatendimento Eleitoral, instruindo o requerimento com a documentação necessária à sua apreciação.
O cancelamento não será comunicado individualmente, mas o eleitor poderá verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE. Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento. Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]