21 de maio, de 2025 | 10:59
Alvo de operação por manter arara em cativeiro, homem é preso por posse ilegal de arma de fogo
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21/5), a Operação Arari, com o objetivo de dar cumprimento a mandado de busca e apreensão em uma residência em Montes Claros/MG. A ação teve como finalidade apreender uma arara-canindé mantida ilegalmente em cativeiro, além da nota fiscal falsa utilizada para justificar sua posse.
A investigação teve início a partir de representação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), após fiscalização conjunta com a Polícia Militar Ambiental realizada em maio do ano passado. Na ocasião, foram apreendidos outros animais silvestres que não possuíam documentação, mas o responsável pela residência, um homem de 34 anos, apresentou uma nota fiscal supostamente válida para manter a arara-canindé.
Posteriormente, o IBAMA constatou que se tratava de documento falso, com diversas inconsistências que confirmaram se tratar de fraude documental, com possível inserção de dados falsos em sistema eletrônico oficial.
Durante o cumprimento do mandado, foi encontrada uma arma de fogo de uso restrito em situação irregular, o que gerou a prisão em flagrante do investigado. Também foram arrecadados documentos, um celular e a arara-canindé, que foi imediatamente recolhida por equipe técnica do IBAMA, órgão parceiro da operação, para ser transportada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberá os cuidados necessários.
Divulgação PF
Ao cumprir mandado de busca relativa a falsificação de documento público, policiais encontraram também uma arma irregular e homem foi preso

Os materiais apreendidos serão submetidos à análise pericial e ajudarão para aprofundamento das investigações e indicar a verdadeira origem da ave.
O investigado poderá responder por crime ambiental por manter animal silvestre ilegalmente em cativeiro e por uso de documento falso. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos na possível rede de comércio ilegal de animais silvestres. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG)
Divulgação PF
Manter animais silvestres em cativeiro, sem a devida autorização, é crime federal

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]