20 de maio, de 2025 | 16:00
Artistas mineiros mostram identidade e talento no 19º Salão de Artesanato
Divulgação
Josias Cardoso dos Santos, de Lagoa da Prata, fabrica e comercializa esculturas de madeira do Divino Espírito Santo
Artesãos mineiros reconhecidos por sua excelência, criatividade e identidade cultural, reunidos pelo Sebrae Minas, participam do 19º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, em São Paulo, de 21 a 25 de maio, no Parque Ibirapuera. A feira reúne artistas de todas as regiões do Brasil e se consolida como uma das principais vitrines para comercialização e valorização do artesanato nacional.
A ação do Sebrae reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do setor artesanal e o fortalecimento da economia criativa em Minas Gerais”, informa a assessoria. Em 2024, a participação na feira movimentou quase R$ 2 milhões em vendas diretas, evidenciando o potencial econômico do segmento.
A presença dos artesãos mineiros no evento visa ampliar o alcance das marcas participantes, promover a identidade territorial dos produtos e gerar oportunidades de negócios. A expectativa é fortalecer o artesanato de Minas Gerais como expressão cultural e fonte de renda, além de consolidar o Sebrae como parceiro estratégico dos pequenos negócios criativos.
O Salão do Artesanato é uma vitrine estratégica para os artesãos mineiros, que ganham visibilidade, fecham negócios, fazem conexões e mostram ao Brasil e ao mundo o valor cultural e econômico do artesanato do estado”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. Todos os artesãos que vão participar do Salão, no estande do Sebrae, foram premiados em edições do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.
Negócios e networking
Com cerca de 14 mil m² de área, a feira em São Paulo atrai consumidores finais, lojistas e apreciadores da cultura brasileira e é considerada uma vitrine para os artesãos. Além da exposição e venda de peças, a programação inclui oficinas e palestras, que promovem a integração entre artesãos de diversas regiões, com demonstrações de diferentes técnicas e uso de variadas matérias-primas.
Os artesãos Josias Cardoso dos Santos, de Lagoa Dourada, que trabalha com escultura de madeira do Divino Espírito Santo, e João Batista Ferreira Anjos, de Ouro Preto, que produz manualmente joias de prata, participam pela primeira vez da feira e esperam que as vendas sejam boas e que bons negócios futuros sejam encaminhados”. De Muzambinho, a artesã Simara Marques Bernardes, que expõe tapetes, desembarca no Salão do Artesanato pela segunda vez. Minha expectativa é fazer bons negócios e contato com grandes lojistas”, contou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]