20 de maio, de 2025 | 15:11
Aneel aprova reajuste e conta de luz vai ficar mais cara em Minas
Isabelly Quintão
Novos índices entram em vigor em 28 de maio e impactam mais de 9,4 milhões de unidades consumidoras no estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Cemig Distribuição S.A. (Cemig-D), de 7,78%. A empresa é responsável pela distribuição e comercialização de energia elétrica para mais de 9,4 milhões de unidades consumidoras em 780 municípios mineiros.
Novos índices entram em vigor em 28 de maio e impactam mais de 9,4 milhões de unidades consumidoras em Minas Gerais.
Os principais fatores que contribuíram para esse reajuste foram os custos com encargos setoriais e os relacionados às atividades de distribuição de energia, além de componentes financeiros a serem recuperados no próximo período tarifário”, explicou a Aneel em comunicado.
Revisão x reajuste
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Verdade
20 de maio, 2025 | 16:19Tenho uma pequena impressão que MG, é o estado no qual a energia é mais cara não só do Brasil mais do mundo.”