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20 de maio, de 2025 | 08:45

Nova 381 sinaliza fim do plano de 100 dias com intervenções emergenciais na rodovia

Trecho entre Governador Valadares e Caeté passou por ações de limpeza, sinalização e reparos no pavimento

Isabelly Quintão
Diversos trechos se encontram com asfalto em boas condições de trafegabilidadeDiversos trechos se encontram com asfalto em boas condições de trafegabilidade
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Nova 381 Concessionária de Rodovias informou ao Diário do Aço que concluiu, de forma integral, no sábado (17), o Plano de 100 Dias de ações emergenciais na BR-381. O programa teve início em 6 de fevereiro, quando a empresa assumiu oficialmente a administração do trecho entre Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RBMH). O objetivo foi promover intervenções rápidas para melhorar as condições de tráfego e revitalizar pontos críticos da rodovia.

De acordo com balanço encaminhado à reportagem nesta segunda-feira (19), todas as metas previstas para o período foram cumpridas. As ações emergenciais envolveram desde roçada e limpeza das pistas até reparos em pontes, viadutos, drenagens superficiais e pavimento, além da instalação de sinalização vertical e horizontal.

Segundo a concessionária, mais de 2.500 buracos foram cobertos, com a aplicação de aproximadamente 77 toneladas de massa asfáltica para restaurar a trafegabilidade com segurança. O contorno rodoviário, entre Ipatinga e Timóteo, foi beneficiado com intervenções em alguns trechos.

No entanto, ao passar pelo trecho urbano em Ipatinga, também denominado avenida Pedro Linhares Gomes, há diversos pontos com asfalto danificado em ambos sentidos da via, sobretudo na faixa à direita, onde veículos pesados costumam transitar.

Entre Santana do Paraíso e Naque, também no Vale do Aço, é notada a mesma situação, com acréscimo de buracos e problemas de sinalização.

Sinalização
No entanto, em outros pontos, a melhoria da sinalização é nítida, como por exemplo, entre Naque a Governador Valadares. A Nova 381 afirmou que foram instaladas 1.521 novas placas, além de ter sido concluída pintura de solo em 50 mil metros quadrados de pista. A empresa também implantou 7.414 tachas refletivas, com foco na visibilidade noturna, e substituiu 186 pontos de guarda-corpos.

A manutenção da faixa de domínio — área às margens da rodovia — foi outro destaque do plano. As equipes da concessionária fizeram a roçada de 630 quilômetros, o que equivale a aproximadamente 353 campos de futebol, e recolheram 1,2 tonelada de resíduos ao longo do trecho sob concessão.

Isabelly Quintão
Revitalização do trecho concedido deve permanecer ao longo do anoRevitalização do trecho concedido deve permanecer ao longo do ano

As melhorias fazem parte da primeira etapa de um conjunto de intervenções previstas para o contrato de concessão, que prevê a atuação da Nova 381 por um período prolongado. Atualmente, 91 frentes de trabalho atuam simultaneamente em diferentes pontos da BR-381. Além dos serviços emergenciais já executados, a concessionária informou que em 2025 serão iniciadas obras de recomposição e reparo profundo do pavimento.

Pedágio em 2026

Há uma grande chance de os pedágios serem instalados no início de 2026, no entanto, a permissão por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está vinculada à conclusão de obras de melhorias da rodovia, iniciadas durante o plano de 100 dias.

Anteriormente, durante o evento em que oficializou a Nova 381 como gestora da rodovia, Renan Filho, ministro de Transportes, garantiu que a cobrança “só começa quando a concessionária atingir o patamar mínimo de qualidade estabelecido pela ANTT. Eles têm muitas obras a fazer, a qualidade da rodovia vai melhorar, e aí sim, quando atingirem esse patamar, vai poder cobrar. Pode ser em fevereiro, pode ser um pouco depois disso. Mas o importante é que só pode haver a cobrança quando a rodovia estiver com o patamar de qualidade aceitável".

O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias.

Leia também:
Concessionária detalha plano de 100 dias em evento que marca a privatização da BR-381
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Comentários

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Aline da Silva Duarte

22 de maio, 2025 | 22:29

“Acho q tem pedagio em Belo Oriente e outro em Governador tá puxado. Tinha que ter uma distancia maior. Vai ficar muito caro quem faz esse trajeto várias vezes na semana.”

Ari Lopes

21 de maio, 2025 | 17:46

“Cidade de Ipatinga e Timóteo malha viária é toda buraco,kkkkk,só falam da rodovia.”

André

21 de maio, 2025 | 15:07

“Muita coisa pra ser feita... As cabeceiras de pontes urgente necessidade de alinhamento junto a pista de rolamento.”

Anisio Ferreira de Souza

21 de maio, 2025 | 14:12

“O trecho da rodovia 381 entre São Paulo e Belo Horizonte não tá grande coisa, mesmo porque o valor do pedágio comparado com o do estado de SP é irrisório. Aliás, todas as rodovias mineiras não se comparam, nem de longe com as de São Paulo. Outra coisa: porque o trecho da rodovia 365 entre patrocínio e patos de Minas ficou fora da privatização?”

Zinaldo

21 de maio, 2025 | 06:29

“O brasileiro precisa aprender que a força política é ele mesmo, a força do povo. Governos de Direita e de Esquerda não fazem absolutamente nada de diferente um do outro, são exatamente iguais no modus operandi. Usam falácias para nos enganar. Os extremismos são teatros para desviar o foco e colocar as pessoas em lados opostos, tirando o foco dos crimes que cometem. Acorda Brasil, mostre sua cara.”

Figueiredo

21 de maio, 2025 | 06:25

“Eu acho, sinceramente, que o Exército poderia executar a parte pesada da retificação doa trechos sinuosos e preparação da base para recepção do pavimento. Penso se não seria melhor a infraestrutura de pista de concreto, ao invés da asfaltica. O entorno tem material rochoso o suficiente para insumo,.sem necessidade de compra de brita e areia. Seria uma solução de parceria público-privado. Poderia iniciar a cobrança de pedágio para caminhões, e depois introduzir a cobrança para automóveis. O trecho de Ipatinga, a exemplo do que foi feito em Timóteo, teria que se investir mais no anel viario, tirando o trafego da Pedro Nolasco.”

Wellington Garcia Otoni de Menezes

20 de maio, 2025 | 23:14

“O que muitos não entendem é por quê ainda não liberaram o trecho do viaduto da Prainha. A pista está concluída. Se fizerem o reparo do trecho que cedeu a mais de dois anos próximo ao distrito do Machado, será mais um trecho duplicado concluido. Sem falar no trecho próximo ao Posto Veraneio em Antonio Dias, que tambem já poderiam ter liberado. As podas e sinalização é importante, mas o que a população mais quer, é pista de boa qualidade e duplicada, para agilizar a viagem de todos.”

Marciney Pereira de Alvarenga

20 de maio, 2025 | 20:46

“Ipatinga a belo oriente está muito ruim o asfalto, cheio de costela buracos, antes de serraria também. Perto do shopping também está afundando o asfalto, a fiscalização tinha que passar e olhar os pontos críticos da Br 100 dias de melhorias, fizeram limpeza , capina pintura alguns trechos trocaram a malha asfáltica, onde realmente precisa não fizeram. Falta fiscalização”

André

20 de maio, 2025 | 16:51

“Uma das coisas mais importantes,que não estou vendo, é a revitalização da pintura da pista.
Principalmente pra trafegar a noite e em dias de chuva,essa manutenção é importantíssima. Vê se coloca no cronograma dos próximos 100 dias”

Oliveira

20 de maio, 2025 | 15:53

“O trecho de Ipatinga a Belo Oriente está uma vergonha, muitos baracos com uma estrada péssima, praticamente nesse trecho não fizeram quase nada, uma vergonha!!!”

Santos

20 de maio, 2025 | 13:53

“Entre o Naque e o Periquito está uma obra de qualidade excelente, o trecho recuperado ficou ótimo, mas ainda é muito pouco, tem muito a melhor.”

Rodrigo Alvarenga Duarte

20 de maio, 2025 | 10:42

“povo não tem vergonha na cara o per´metro urbano de ipatinga uma gambiarra de operação tapa buraco , a via não tem a minima condição cheio de lombadas no afalto esburacado, sem pintura viária uma vergonha e esse povo falando em pedágio bando de sem vergonhas.”

Eliel Miranda Tavares

20 de maio, 2025 | 10:08

“De fato, os trechos da 381 no perímetro urbano de Ipatinga está uma vergonha”

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