20 de maio, de 2025 | 08:45
Nova 381 sinaliza fim do plano de 100 dias com intervenções emergenciais na rodovia
Trecho entre Governador Valadares e Caeté passou por ações de limpeza, sinalização e reparos no pavimento
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA Nova 381 Concessionária de Rodovias informou ao Diário do Aço que concluiu, de forma integral, no sábado (17), o Plano de 100 Dias de ações emergenciais na BR-381. O programa teve início em 6 de fevereiro, quando a empresa assumiu oficialmente a administração do trecho entre Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RBMH). O objetivo foi promover intervenções rápidas para melhorar as condições de tráfego e revitalizar pontos críticos da rodovia.
De acordo com balanço encaminhado à reportagem nesta segunda-feira (19), todas as metas previstas para o período foram cumpridas. As ações emergenciais envolveram desde roçada e limpeza das pistas até reparos em pontes, viadutos, drenagens superficiais e pavimento, além da instalação de sinalização vertical e horizontal.
Segundo a concessionária, mais de 2.500 buracos foram cobertos, com a aplicação de aproximadamente 77 toneladas de massa asfáltica para restaurar a trafegabilidade com segurança. O contorno rodoviário, entre Ipatinga e Timóteo, foi beneficiado com intervenções em alguns trechos.
No entanto, ao passar pelo trecho urbano em Ipatinga, também denominado avenida Pedro Linhares Gomes, há diversos pontos com asfalto danificado em ambos sentidos da via, sobretudo na faixa à direita, onde veículos pesados costumam transitar.
Entre Santana do Paraíso e Naque, também no Vale do Aço, é notada a mesma situação, com acréscimo de buracos e problemas de sinalização.
Sinalização
No entanto, em outros pontos, a melhoria da sinalização é nítida, como por exemplo, entre Naque a Governador Valadares. A Nova 381 afirmou que foram instaladas 1.521 novas placas, além de ter sido concluída pintura de solo em 50 mil metros quadrados de pista. A empresa também implantou 7.414 tachas refletivas, com foco na visibilidade noturna, e substituiu 186 pontos de guarda-corpos.
A manutenção da faixa de domínio área às margens da rodovia foi outro destaque do plano. As equipes da concessionária fizeram a roçada de 630 quilômetros, o que equivale a aproximadamente 353 campos de futebol, e recolheram 1,2 tonelada de resíduos ao longo do trecho sob concessão.
As melhorias fazem parte da primeira etapa de um conjunto de intervenções previstas para o contrato de concessão, que prevê a atuação da Nova 381 por um período prolongado. Atualmente, 91 frentes de trabalho atuam simultaneamente em diferentes pontos da BR-381. Além dos serviços emergenciais já executados, a concessionária informou que em 2025 serão iniciadas obras de recomposição e reparo profundo do pavimento.
Pedágio em 2026
Há uma grande chance de os pedágios serem instalados no início de 2026, no entanto, a permissão por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está vinculada à conclusão de obras de melhorias da rodovia, iniciadas durante o plano de 100 dias.Anteriormente, durante o evento em que oficializou a Nova 381 como gestora da rodovia, Renan Filho, ministro de Transportes, garantiu que a cobrança só começa quando a concessionária atingir o patamar mínimo de qualidade estabelecido pela ANTT. Eles têm muitas obras a fazer, a qualidade da rodovia vai melhorar, e aí sim, quando atingirem esse patamar, vai poder cobrar. Pode ser em fevereiro, pode ser um pouco depois disso. Mas o importante é que só pode haver a cobrança quando a rodovia estiver com o patamar de qualidade aceitável".
O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias.
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Santos
20 de maio, 2025 | 13:53Entre o Naque e o Periquito está uma obra de qualidade excelente, o trecho recuperado ficou ótimo, mas ainda é muito pouco, tem muito a melhor.”
Rodrigo Alvarenga Duarte
20 de maio, 2025 | 10:42povo não tem vergonha na cara o per´metro urbano de ipatinga uma gambiarra de operação tapa buraco , a via não tem a minima condição cheio de lombadas no afalto esburacado, sem pintura viária uma vergonha e esse povo falando em pedágio bando de sem vergonhas.”
Eliel Miranda Tavares
20 de maio, 2025 | 10:08De fato, os trechos da 381 no perímetro urbano de Ipatinga está uma vergonha”