20 de maio, de 2025 | 06:00

Museu da Fundação Aperam guarda histórias de Timóteo

Divulgação/FAA
As atrações culturais gratuitas acompanharam programação nacional de valorização dos museusAs atrações culturais gratuitas acompanharam programação nacional de valorização dos museus
A Fundação Aperam Acesita promoveu uma série de atividades no Museu da Aperam South America, em Timóteo, dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, celebrada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atrações foram realizadas de terça (13) até sexta-feira (16), também para marcar o Dia Internacional de Museus, lembrado em 18 de maio, no último domingo.

“Anualmente, a Fundação Aperam promove uma programação especial para valorizar a história que contamos no museu, que também guarda muito da memória de construção de Timóteo, integrando a programação cultural nacional promovida pelo Ibram que conta com a participação de entidades de todo país. Essa é mais uma oportunidade da comunidade conhecer o nosso museu, compartilhar histórias e reviver boas memórias”, detalhou Kelly Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.

Visita teatralizada
Com o projeto “Visita Teatralizada ao Museu - Lá Detrás Daquela Serra”, realizada nos dias 13 e 15/5, o público foi convidado a viajar pelas histórias do município por meio de uma experiência museológica de forma envolvente e interativa, recheada de boas lembranças sobre o “Vale Verde” - um território de riquezas naturais e culturais que evoluiu para o próspero Vale do Aço, com muita música e poesia.

“A visita foi muito boa e divertida. A parte da música foi a mais legal de todas’, comentou Cosme Damião, aluno do Centro Dia da Apae Timóteo. “É uma visita muito rica, com acessibilidade para nossos usuários, que trouxe oportunidades de eles adquirirem autonomia e conhecimento sobre a cidade onde vivem, abrindo novos horizontes a partir do que eles viram aqui e descobriram sobre a grandiosidade do museu e da Fundação Aperam”, completou Claudiane Aparecida de Lima, educadora social da Centro Dia Apae de Timóteo.

Visita especial
O programa “Visita Especial: Memórias e Afeto em um Encontro no Museu”, realizado nos dias 14 e 16/5, levou os visitantes a conhecer com as boas memórias sobre a formação da cidade, inspirando os participantes a compartilharem as suas próprias histórias durante a atividade. Com os objetivos delineados de promover cultura, compartilhar conhecimento e saberes, além de fortalecer o senso de pertencimento social, a visita contou com uma contação de histórias musical e poética.

Ronelva Rita Drumond Peres, moradora de Timóteo, teve oportunidade de conhecer o Museu da Aperam South America durante a programação. “Foi muito gratificante participar de um evento para conhecer mais sobre nosso passado. A Fundação Aperam guarda muitas memórias do tempo que foi a Casa de Hóspedes que chegam a nos emocionar. Hoje a casa está aberta com cultura, cursos, trazendo conhecimento, nos dando mais oportunidades, sempre trazendo melhoria de vida e de crescimento”, frisou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário