18 de maio, de 2025 | 12:00

Últimos dias para visitar a exposição “Anne Frank” em Ipatinga

Divulgação/IU
Exposição tem visitação gratuita e aberta ao público em cartaz até o dia 24 de maioExposição tem visitação gratuita e aberta ao público em cartaz até o dia 24 de maio
A exposição “Anne Frank - Uma História para Hoje” está em seus últimos dias na Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. Até o próximo sábado, dia 24 de maio, o público pode conferir, de maneira interativa, a trajetória de Anne Frank, uma adolescente alemã que foi vítima do holocausto e ficou mundialmente conhecida por sua história relatada em um diário.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Usiminas em parceria com o Instituto Plataforma Brasil (IPB), representante oficial da Anne Frank House no país, e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.

Três partes
Pela primeira vez em Minas Gerais neste formato, a exibição é composta por três partes que convidam o público a refletir sobre tolerância, direitos humanos e memória histórica. A primeira parte, “Anne Frank - Uma História para Hoje”, contextualiza a sua vida antes, durante e após a ascensão do nazismo.

A sua história atravessa gerações como um lembrete da importância da memória e da luta contra a intolerância na sociedadeA sua história atravessa gerações como um lembrete da importância da memória e da luta contra a intolerância na sociedade
Uma das inovações da exposição é a visita virtual Uma das inovações da exposição é a visita virtual
Já a série “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” é voltada ao público jovem, incentivando a leitura e a escrita a partir da relação de Anne com as palavras. O percurso se encerra com um espaço dedicado a Nanette Blitz Konig, amiga de infância de Anne, sobrevivente do holocausto nazista e autora do livro “Eu Sobrevivi ao Holocausto”.

Uma das inovações da exposição é a visita virtual ao Anexo Secreto que permite ao público explorar, por meio de óculos de realidade virtual, o esconderijo onde Anne Frank e a sua família permaneceram por dois anos. A reconstrução digital possibilita uma imersão fiel no ambiente original, enriquecendo a experiência dos visitantes.

Arte, história e educação
Ao visitar a exposição, o público vai receber mais informações sobre a vida e a obra de Anne Frank com a mediação da equipe Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta também com serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp: (31) 98437-3330.

Quem foi Anne Frank?
Anne Frank foi uma jovem judia que, aos 15 anos, tornou-se símbolo da resistência ao nazismo, na Segunda Guerra Munidal. Durante o período em que permaneceu escondida, ela registrou as suas vivências em um diário. A sua história atravessa gerações como um lembrete da importância da memória e da luta contra a intolerância na sociedade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário