17 de maio, de 2025 | 06:00
Confusão por divida de R$ 70 gera tentativa de homicídio em Ipaba
Divulgação Polícia Militar
A garrucha de fabricação caseira apreendida, além de outros objetos recolhidos durante as prisões

A Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de tentativa de homicídio na cidade de Ipaba, no fim da manhã de sexta-feira (16). W.F.A., de 39 anos, além de ter sido a vítima do atentado, também foi detido por ameaçar um dos acusados, de 22 anos, antes da tentativa. Dois adolescentes, ambos com 17 anos, foram apreendidos por envolvimento no crime, um deles é irmão do jovem de 22 anos.
O caso teria ocorrido na rua Brasília, onde a vítima W.F. relatou ter sido alvo de disparos de arma de fogo após uma discussão envolvendo uma dívida de R$ 70 com M.H.P.A., de 22 anos. Ao se dirigir à residência do devedor, para cobrar a quantia, houve um desentendimento, quando a vítima percebeu que sua motocicleta havia desaparecido.
Os adolescentes, também envolvidos no caso, indicaram que o veículo estaria nas proximidades de uma unidade de saúde da cidade. A vítima, acompanhado dos três indivíduos, dirigiu-se ao local onde foi surpreendido por M.H., que, armado com uma garrucha calibre .22, efetuou disparos contra W.F., porém, um dos tiros atingiu a jaqueta da vítima, mas não chegou a perfurar a roupa.
Com base em imagens do sistema de videomonitoramento urbano e denúncias anônimas, os policiais identificaram que os autores do crime se esconderam em uma residência na rua Belo Horizonte, onde residem os irmãos. Ainda em diligência contínua, os militares receberam informações que os indivíduos teriam saído do local e se deslocado até um bar nas proximidades.
Com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, os agressores foram localizados no estabelecimento e abordados, mas, no momento, nenhum material ilícito foi encontrado com eles. Diante do flagrante e da tentativa de homicídio, os policiais obtiveram acesso à residência na rua Belo Horizonte, onde localizaram a garrucha de fabricação artesanal usada no crime, municiada com um cartucho, além de duas espadas katana e uma porção de maconha.
Os aparelhos celulares também foram apreendidos, por não haver comprovação de origem lícita e diante do histórico criminal dos envolvidos, que inclui crimes contra a vida, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Dívida foi em decorrência da venda das espadas katana ao acusado do atentado
Na apuração do caso, a vítima, M.H. alegou que o conflito com o cobrador (W.F). envolvia uma dívida relacionada à compra das espadas japonesas e que W.F. teria o ameaçado de morte, incluindo ameaças à sua esposa e filho alegando que iria atear fogo na casa deles. Como o acusado já teria incendiado a casa dos pais, recentemente, M.H. acreditou que poderia ocorrer tal atentado.
Os adolescentes envolvidos foram apreendidos por ato infracional análogo à tentativa de homicídio. No decorrer do registro da ocorrência, os detidos ainda ameaçaram W.F., prometendo vingança após serem liberados. Os materiais apreendidos e os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]