17 de maio, de 2025 | 09:52
Feiraço vai receber o Trem do Desenvolvimento da SDE Minas
Está chegando a quinta edição da Feira Comercial de Produtos e Serviços (Feiraço) de Ipatinga. O evento, que ocorrerá entre 21 e 24 de maio (quarta-feira a sábado), no estacionamento do Ipatingão, oferecerá, novamente, grande visibilidade para empresários, empreendedores e seus produtos e serviços, a exemplo do que ocorreu em 2024, quando atraiu mais de 32 mil visitantes e arrecadou 1,5 tonelada de alimentos para o Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares.
E, neste ano, a Feiraço conta, pela segunda vez consecutiva, com o apoio da Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas). Trabalho conjunto do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com a Agência de Desenvolvimento ADESIAP Minas, o projeto se firmou como estratégia inovadora para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em todo o estado, ofertando oportunidades de negócios, acesso à tecnologia e inovação, capacitação profissional e integração regional, além da aproximação do poder público junto aos territórios, o que facilita o acesso destes às políticas públicas.
Em Ipatinga, os setores da indústria e serviços, seguidos pelo do comércio e da construção civil, lideram a geração de trabalho e renda, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relativos ao período entre 2021 e 2024 e do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o diretor da Codemge, Lucas Pitta, a Feiraço de Ipatinga é um verdadeiro símbolo de empreendedorismo e desenvolvimento no Valo do Aço. Para nós, é um orgulho fazer parte disso, apoiar iniciativas que geram oportunidades, fortalecem o relacionamento entre empresários e estimulam a diversificação econômica”.
O Trem do Desenvolvimento
O conceito central da SDE Minas em 2025 é uma metáfora inspirada na história ferroviária mineira. A locomotiva representa a força motriz da parceria entre Governo de Minas, Codemge e ADESIAP Minas, levando em seus vagões o progresso para todo o estado. Os trilhos simbolizam a base sólida do projeto, construída sobre valores como ética, inovação e relacionamento, que guiam todas as ações da iniciativa. Cada cidade é uma estação, o ponto de encontro entre as pessoas que fazem o desenvolvimento acontecer.
A passagem do Trem do Desenvolvimento deixa um selo simbólico de transformação em cada território, marcando a presença do evento na agenda estadual. Esta metáfora ferroviária reforça que o desenvolvimento, assim como os trens históricos, avança sobre trilhos sólidos de colaboração, movimento constante e integração entre todos os atores do progresso mineiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]