16 de maio, de 2025 | 13:23

Câmara de Timóteo reforçará atendimento sobre fraude do INSS para aposentados e pensionistas

Com o objetivo de facilitar de maneira eficaz o atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram notificados sobre descontos indevidos registrados em seus benefícios e que devem fazer a comunicação deste prejuízo por meio do aplicativo 'Meu INSS' ou pelo telefone 135, a Câmara de Timóteo resolveu reforçar o atendimento presencial em suas unidades do Procon Câmara e CIAC’s. Essa decisão do Legislativo visa oferecer um serviço presencial para essa parcela da população, já que o INSS disponibilizou apenas atendimento remoto. Nos primeiros dois dias de funcionamento do serviço, mais de um milhão de pessoas pediram devolução de valores.

Os servidores da Câmara estão a postos para orientar esse público-alvo desde de informações sobre se eles têm desconto indevido nos extratos e também orientar nos procedimentos para requerer o ressarcimento. Muitos aposentados e pensionistas se sentem confusos, inseguros e com alguma dificuldade de realizar essa tarefa sozinhos. Não é pra menos, pois essas pessoas são alvos favoritos de golpes, principalmente via dispositivo eletrônico.

Para evitar outros problemas, o INSS já alertou que a notificação para os aposentados e pensionistas será feita somente via o aplicativo 'Meu INSS' e que, portanto, não haverá envio de mensagem por SMS ou e-mail, tão pouco ligação.

Fraude

Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema bilionário que desviou recursos dos aposentados e pensionista do INSS entre 2019 e 2024. Só nesse período estimasse um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões. Mas há relatos de beneficiários que afirmam que o golpe acontece há mais tempo.

De acordo com as investigações, a fraude consistia em cobrança de mensalidades irregulares como por exemplo de empréstimos ou seguros consignados, descontadas dos benefícios, sem autorização das pessoas, realizadas por associações e entidades que realizavam cadastros de aposentados sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar valores dos benefícios. Os beneficiários que percebiam cobranças indevidas e solicitavam o cancelamento, não obtinham sucesso e para despistar. tais cobranças viam posteriormente com outra denominação.

Atendimento presencial

O atendimento presencial para esses casos específicos dos afetados pela fraude do INSS está sendo disponibilizado pelo Legislativo de Timóteo nas seguintes unidades:

CIAC e PROCON Câmara Centro Norte: Rua Quinze de Novembro, 165 - Centro
Atendimento de 8h às 18h

CIAC e PROCON Câmara Recanto Verde: Rua Candeia, 50 - Recanto Verde (Esquina com Rua Ângico)
Atendimento de 8h às 18h

CIAC Centro Sul: Casa de Memória - R. Mateus de Araújo Silva, 149 - São José
Atendimento de 8h às 18h

PROCON Câmara Centro Sul:
Anexo da Câmara Municipal - Av. Acesita, 3210 - São José
Atendimento 8h às 18h
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