14 de maio, de 2025 | 20:04
Rastro de luz no céu chama atenção de moradores do Vale do Aço
No início da noite desta quarta-feira, um grande facho de luz que se deslocou pelo céu sobre o Vale do Aço atraiu os olhares de diversos moradores da região. O fenômeno pôde ser visto em diversos municípios, como Ipatinga e Ipaba, por exemplo.A bola de fogo” foi vista em outras regiões de Minas Gerais também, como no Vale Jequitinhonha e no município de Sete Lagoas, na Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, a cerca de 280 km de Ipatinga.
Em vídeos que circulam pelas mídias sociais, as pessoas tentam descobrir qual fenômeno elas estavam assistindo. Uma mulher chegou até cogitar que seria um avião pegando fogo, outras pessoas chutaram que poderia ser meteorito ou lixo eletrônico reentrando na atmosfera.
No início da noite desta quarta-feira, um grande facho de luz que se deslocou pelo céu sobre o Vale do Aço chamou a atenção de diversos moradores da região. O fenômeno pôde ser visto em diversos municípios, como Ipatinga e Ipaba, por exemplo. pic.twitter.com/FB9vRPmyuo
Diário do Aço (@portaldiarioaco) May 14, 2025
No entanto, tudo indica que trata-se de lixo espacial. Em entrevista ao portal Fan F1, em meados de fevereiro deste ano, quando foi avistados objetos no céu semelhantes ao visto no Vale do Aço, o professor e astrônomo Diego Souto, classificou-o como lixo espacial que fez uma reentrada na atmosfera, e explicou a grande diferença para os fenômenos naturais, como meteoros, asteroides e meteoritos.
A principal diferença é a velocidade dos objetos. A velocidade do lixo espacial é bem mais lenta, o que nos dá tempo para contemplar essas luzes brilhantes no céu, enquanto os fenômenos naturais ocorrem com uma velocidade muito maior, tornando muito difícil a observação contínua”, afirmou.
Fenômeno também foi percebido na região do Vale do Jequitinhonha, também em Minas Gerais pic.twitter.com/ExdI2lXid9
— Diário do Aço (@portaldiarioaco) May 14, 2025