14 de maio, de 2025 | 20:04

Entidade afirma que fenômeno visto no céu do Vale do Aço é lixo eletrônico de foguete da SpaceX

Reprodução
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço No início da noite desta quarta-feira (14), um grande facho de luz que se deslocou pelo céu sobre o Vale do Aço atraiu os olhares de diversos moradores da região. O fenômeno pôde ser visto em diversos municípios, como Ipatinga, Coronel Fabriciano e Ipaba, por exemplo.

A “bola de fogo” foi vista em outras regiões de Minas Gerais também, como no Vale Jequitinhonha e no município de Sete Lagoas, na Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, a cerca de 280 km de Ipatinga. A passagem do objeto também foi notada na Bahia e no Distrito Federal.

Em vídeos que circulam pelas mídias sociais, as pessoas tentaram adivinhar a qual fenômeno estavam assistindo. Uma mulher chegou até a cogitar que seria um avião pegando fogo, outras pessoas chutaram que poderia ser meteorito ou lixo eletrônico reentrando na atmosfera.

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) analisou detalhadamente as imagens e identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada é o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108.

“Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico”, afirma a entidade.

Ainda conforme a Bramon, após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira.

“As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum”, pontua a Bramon.

Já a Agência Espacial Brasileira (AEB) frisou, por meio de nota, que “raramente esses objetos atingem o solo, pois queimam integralmente antes disso. Caso o artefato atinja o solo em território nacional, a AEB adotará as providências cabíveis para sua identificação”.

O Falcon 9
SpaceX
Momento em que foguete Falcon 9 da Space X foi lançado no dia 5 de agosto de 2014 Momento em que foguete Falcon 9 da Space X foi lançado no dia 5 de agosto de 2014

O Falcon 9 é um foguete de dois estágios desenvolvido pela SpaceX, de Elon Musk, projetado para transportar cargas ao espaço de forma reutilizável e econômica. A missão AsiaSat 8 foi lançada a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, e o segundo estágio do foguete ficou em órbita por quase 11 anos até reentrar na atmosfera terrestre.

O que é lixo espacial?
São objetos criados pelos humanos e que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas que não desempenham mais nenhuma função útil, como, por exemplo, as diversas partes e dejetos de naves espaciais deixados para trás quando do seu lançamento. Tanto podem ser peças pequenas, como ferramentas e luvas, ou estágios de foguetes e satélites desativados que congestionam o espaço em volta da Terra.

O que diz a Agência Espacial Brasileira
“A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa que tomou conhecimento de registros feitos por populares sobre o avistamento de uma possível ‘bola de fogo’ cruzando os céus de diversas cidades do país.

Raramente esses objetos atingem o solo, pois queimam integralmente antes disso. Caso o artefato atinja o solo em território nacional, a AEB adotará as providências cabíveis para sua identificação.

Até este momento, a AEB não teve confirmação das características do objeto, não podendo afirmar tratar-se de reentrada de meteorito, parte de satélites ou de foguetes. Também não há confirmação do objeto ter caído em território nacional.

A AEB continuará acompanhando o caso e prestará novas informações à sociedade assim que houver atualizações relevantes”.

No entanto, tudo indica que trata-se de lixo espacial. Em entrevista ao portal Fan F1, em meados de fevereiro deste ano, quando foi avistados objetos no céu semelhantes ao visto no Vale do Aço, o professor e astrônomo Diego Souto, classificou-o como lixo espacial que fez uma reentrada na atmosfera, e explicou a grande diferença para os fenômenos naturais, como meteoros, asteroides e meteoritos.

“A principal diferença é a velocidade dos objetos. A velocidade do lixo espacial é bem mais lenta, o que nos dá tempo para contemplar essas luzes brilhantes no céu, enquanto os fenômenos naturais ocorrem com uma velocidade muito maior, tornando muito difícil a observação contínua”, afirmou.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Domingo Vai Dá Galo

15 de maio, 2025 | 14:28

“O Fabrício, quem ficou o mandato todo andando de jet ski e fazendo motociata foi o Bolsonaro, unica coisa que ele fez. Em todo o seu mandato político nunca fez nada só falácia.”

Fabricio

15 de maio, 2025 | 13:42

“Tudo certo, quem sabe não é o brilho da JANJA, em mais de uma das suas viagens de turismo.kkkk”

Viewer

15 de maio, 2025 | 13:31

“A Kosmos 482, sonda soviética lançada em 1972, caiu no Oceano Índico na manhã de sábado, 10 de maio de 2025, após 53 anos em órbita terrestre. A sonda foi projetada para explorar Vênus, mas nunca saiu da órbita baixa da Terra. A reentrada foi acompanhada por cientistas e observadores, e alguns internautas registraram o evento.”

João

15 de maio, 2025 | 08:03

“RJ, esse povo vive eternamentre descolado da realidade, não adianta desenhar para essa gente.”

Rj

15 de maio, 2025 | 06:30

“Ô Galileu, que não é o Galilei, o que estão fazendo com os direitos do povo? Por que, quando o golpista do Temer aprovou a reforma trabalhista e o golpista do Bolsonaro aprovou a da previdência, você estava olhando para cima?”

Galileu

14 de maio, 2025 | 20:23

“E fato, daqui pra frente isto vai se tornar normal, o lixo espacial voltar a terra, o negócio é não cair na minha cabeça, AGORA, enquanto os tontos olham pra cima, por que não encara a realidade, e veja a lambança que estão fazendo com os direitos do povo.
ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL”

Envie seu Comentário