14 de maio, de 2025 | 08:35
Região chega a dois mil casos de dengue em 2025
Divulgação
Mesmo com a queda de notificações de casos, os cuidados para inibir a proliferação do mosquito transmissor devem permanecer
Por Matheus Valadares - Repórter Diario do Aço 
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, composta por 35 municípios, alcançou a marca de 2.050 casos notificados de dengue este ano. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (13) e constam no Painel de Monitoramento de Casos da Secretária Estadual de Saúde (SES-MG).
Ao todo, 1.652 casos foram confirmados. Não há nenhum óbito sob investigação ou confirmado pela SES. Comparado ao mesmo período do ano passado, as estatísticas mostram uma redução significativa de notificações.
Nas primeiras 19 semanas epidemiológicas de 2024, foram registrados 29.583 casos de dengue, o que representa uma queda de 93,07% ao se analisar os números do início de 2025. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 21.149 casos. Além disso, houve a confirmação de 10 mortes pela doença, e outras cinco estavam sob investigação.
Ainda conforme o painel da SES, seis municípios da SRS Coronel Fabriciano têm incidência considerada muito alta para dengue, sendo Inhapim, Dom Cavati, São João do Oriente, Ipaba, Naque e Joanésia. Ipatinga, Bugre e Coronel Fabriciano têm incidência alta.
São considerados com incidência média as cidades de Santana do Paraíso, Imbé de Minas, Vargem Alegre, Marliéria, Timóteo, Jaguaraçu, Belo Oriente, Iapu, Mesquita, Açucena, Piedade de Caratinga, Pingo-dÁgua, São Domingo das Dores e Iapu, enquanto Vermelho Novo, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Caratinga, Bom Jesus do Galho, São Sebastião do Anta, Entre Folhas, Córrego Novo, Dionísio, Antônio Dias, Braúnas e Periquito têm baixo nível de incidência.
Chikungunya
A chikungunya, arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue, matou uma pessoa este ano. A vítima foi um idoso de 86 anos, que morava no bairro Bethânia, em Ipatinga. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os sintomas do paciente começaram no dia 29 de janeiro, e ele morreu no dia 4 de fevereiro.
Também neste ano, foram notificados 615 casos, sendo 533 confirmados por meio de exames.
Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, entre os sintomas da chikungunya estão febre, dores intensas e edemas nas articulações, calafrios, diarreias e vômitos, dores de cabeça e manchas vermelhas sobre a pele. Além disso, o ministério informa que a doença pode evoluir gradualmente em três fases: aguda, pós-aguda e crônica. Cada uma delas com suas particularidades e sintomas, que podem durar de semanas a anos. Ao sinal de sintomas, é importante buscar profissionais na área da saúde para a realização do diagnóstico e, possivelmente, dar início ao tratamento adequado.
Prevenção da dengue
A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem: Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas; Manter caixas dágua e reservatórios devidamente tampados; Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água; Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo; e Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]