13 de maio, de 2025 | 15:30
Tecnologia, memória e desinformação em debate na 23ª Semana de Museus
Israel Crispim/Divulgação
O Museu Mineiro abriga eventos que debatem o futuro das instituições culturais em um mundo em transformação
Durante os próximos dias, até domingo (18), o Museu Mineiro, em Belo Horizonte, participa da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que tem como tema O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Em parceria com o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, a programação especial inclui duas palestras que abordam desafios urgentes para as instituições de memória: o uso crítico de tecnologias digitais e o combate à desinformação.
Nesta quarta-feira (14), às 18h30, a professora Dra. Maria Aparecida Moura (UFMG) ministra a palestra Museus em disputa”, discutindo como a inteligência artificial e os algoritmos podem reproduzir desigualdades ou, se reprogramados, servir como ferramentas de justiça epistêmica. Com trajetória dedicada à preservação de culturas populares, Moura tensiona o papel dos museus frente à colonialidade dos dados, propondo curadorias insurgentes que valorizem saberes tradicionais”, informa a Agência Minas.
Na sequência, às 19h20, o professor Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG) apresenta Integridade da informação”, explorando estratégias para que museus enfrentem fake news, discursos de ódio e negacionismo histórico. A palestra dialoga com propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) e do G20 para garantir acesso a informações confiáveis - missão central para instituições em um cenário de polarização.
Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o Museu Mineiro preserva um acervo de mais de 4 mil peças que contam a história cultural do estado, desde o período colonial até a contemporaneidade. As ações do espaço cultural integram o programa Ano Mineiro das Artes (Ama) promovido pela Secult-MG.
Casa dos Quadrinhos
Nesta quinta-feira (15), das 19h às 21h, o Museu Mineiro oferece a Sessão de Desenho com Modelo Vivo”, em parceria com a Casa dos Quadrinhos. A atividade gratuita, com 20 vagas disponíveis, ensina técnicas tradicionais de observação e anatomia humana, criando uma ponte entre saberes artísticos históricos e a formação de novas gerações de criadores.
Enquanto as palestras abordam os desafios digitais dos museus, a oficina oferece uma resposta prática ao tema da 23ª Semana Nacional de Museus, atualizando saberes tradicionais para jovens artistas da era digital. As técnicas ensinadas, desde o domínio da luz e da sombra até a compreensão dos volumes, servem como base fundamental tanto para as artes plásticas tradicionais quanto para as linguagens contemporâneas como ilustração digital e quadrinhos.
Edição nacional
Entre os dias 12 e 18/5, museus de todo o país participam da 23ª edição da Semana Nacional de Museus, iniciativa anual do Ibram que celebra o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Este ano, o tema O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” propõe uma reflexão sobre o papel das instituições culturais em um mundo em constante mudança, com ênfase em três eixos principais.
O primeiro eixo aborda o patrimônio imaterial como expressão viva da memória coletiva, destacando como tradições e saberes populares podem dialogar com o contemporâneo. O segundo foco está no potencial transformador da juventude, colocando os jovens como agentes de renovação nos espaços museais. Por fim, discute-se o uso crítico das novas tecnologias, não como fim em si mesmas, mas como ferramentas para ampliar o acesso e a participação social na cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]