13 de maio, de 2025 | 13:45

Santana do Paraíso faz mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Divulgação
A mobilização ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio A mobilização ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Santana do Paraíso promove, ao longo desta semana, um calendário de programações em alusão à campanha “Faça Bonito”, que visa conscientizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, próximo domingo, conforme divulgado pelo governo local.

Durante a semana, serão promovidas ações nas escolas de Santana do Paraíso com a participação de instituições da rede de proteção e garantia de direitos - são eles o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), organizações da sociedade civil, além das secretarias municipal de saúde e educação. O objetivo das ações é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre de abusos e da exploração sexual.

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, analisados pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o Brasil registra em média 673 casos diários de violência contra crianças de até seis anos, sendo que 84% das agressões são atribuídas a familiares ou pessoas próximas, como pais, padrastos, madrastas ou avós. “Os dados reforçam a importância de campanhas educativas e ações preventivas junto à comunidade escolar e à rede de proteção.

Precisamos dialogar diretamente com crianças, adolescentes, professores e com as famílias, para criar um ambiente mais atento, seguro e acolhedor. As escolas são espaços fundamentais para o fortalecimento dessa rede, pois é ali que muitas situações de vulnerabilidade podem ser percebidas com mais rapidez”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Bitencourt.

Programação
Quarta-feira (14)

9h - Momento de interação na Escola Municipal João Matias de Oliveira (Industrial)
15h - Escola Municipal Idalino Anâncio dos Santos (Anexo II - Cidade Nova).

Participação SMAS, CT, CDC, CMDCA e OSCs / Passeata com o carro de som no quarteirão da escola com os alunos/ Retorno para a escola.

Quinta-feira (15)
9h - Momento de interação na Escola Municipal Idalino Anâncio dos Santos (Águas Claras).

Participação SMAS, CT, CDC, CMDCA e OSCs / Passeata com o carro de som no quarteirão da escola com os alunos/ Retorno para a escola.

Sexta-feira (16)
8h30 às 11h30 – Início da capacitação sobre escuta especializada, voltada à rede de atendimento a crianças e adolescentes, com foco na atuação intersetorial.

Este ciclo de formação será realizado em três encontros, com as próximas datas previstas para os dias 22 de maio e 2 de junho. Participam profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, conselhos e organizações civis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário