13 de maio, de 2025 | 13:38

Retrato do MEI em Minas Gerais: 87% dos empreendedores planejam ampliar seus negócios

Victor Fagundes/Ascom SedeMG
Pesquisa do Sebrae Minas aponta que a atividade do MEI é a principal fonte de renda para 74% dos entrevistadosPesquisa do Sebrae Minas aponta que a atividade do MEI é a principal fonte de renda para 74% dos entrevistados

A pesquisa MEI 2025, realizada pelo Sebrae Minas em março deste ano, revela um cenário de otimismo: 87% dos microempreendedores individuais entrevistados pretendem transformar seus negócios em micro ou pequenas empresas no futuro. Além disso, para 74% dos respondentes, a atividade como MEI é a principal ou única fonte de renda e, sendo assim, a maioria trabalha de 8 a 10 horas por dia e, em 70% dos casos, não tira férias.

A venda presencial ainda predomina entre as atividades dos entrevistados (28%), contudo, 63% também utilizam as redes sociais para a divulgação de seus produtos e serviços. A motivação para formalizar passa pela busca por autonomia (25%) e pelo desejo de empreender (24%), e os principais atrativos da formalização são a emissão de nota fiscal (37%) e o acesso a crédito (35%). Mesmo assim, 42% citam o acesso ao crédito como principal desafio. Para 52% dos respondentes, o negócio é lucrativo o suficiente para cobrir as despesas pessoais. Porém, com todos os desafios da atividade, 64% afirmam que buscam capacitação com frequência, principalmente por meio de vídeos e tutoriais.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca o papel fundamental dos microempreendedores individuais no desenvolvimento de Minas Gerais. “A figura jurídica do MEI vem contribuindo para dinamizar a economia, porque amplia as possibilidades para a atuação empreendedora de profissionais de vários ramos. E o Sebrae tem papel fundamental nesse processo, oferecendo capacitações, consultorias e produtos que podem impulsionar esses empreendedores e seus negócios”, enfatiza.

A pesquisa do MEI 2025 objetiva compreender o perfil, as motivações, os desafios e as perspectivas dos microempreendedores individuais (MEI) de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário estruturado composto por perguntas fechadas. A coleta de dados foi realizada com MEIs de diferentes regiões do estado, permitindo uma análise estatística dos resultados e a identificação de padrões relevantes sobre a realidade de microempreendedores mineiros
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