11 de maio, de 2025 | 10:54

Jovem é preso por injúria racial em Ipatinga após chamar sargento da PM de ''negão''

Na noite de sábado (10), um jovem de 23 anos foi preso após ofender policiais militares no bairro Vila Celeste, em Ipatinga, além de chamar um sargento de “negão” dentro da delegacia de polícia.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço junto às fontes da Polícia Militar, os policiais foram até uma praça do bairro para tentar recuperar uma bicicleta que havia sido furtada por alguns indivíduos. Ao chegarem no local, se depararam com o veículo próximo a indivíduos que se pareciam com os ladrões informados pela vítima do furto.

Após serem determinados a ficarem na posição de busca pessoal, um deles, V.S., desacatou os militares com vários xingamentos, alegando não ter motivo para a abordagem.

V.S. partiu para mais ofensas, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo, visto que estava agressivo. Mesmo após ser algemado, o jovem continuou com os xingamentos. Ele também danificou o cofre da viatura policial, visto que chutou diversas vezes o compartimento.

Diante dos fatos, foi encaminhado à delegacia e lá cometeu injúria racial contra um sargento, chamando-o de negão repetidamente. O detido passa a responder pelo crime.

Penalidade por injúria

A injúria racial está prevista no Código Penal brasileiro e a pena é de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa. A Lei nº 14.532/2023, que equipara a injúria racial ao racismo, estabeleceu essa pena. A penalidade pode ser aumentada, se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, ou se for praticado contra mulheres ou idosos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Frederico

12 de maio, 2025 | 15:50

“Independente de quem quer que seja, É triste a gente ver um dos dias atuais pessoas que ainda tem este pensamento, acho que ele deveria no mínimo, ter que pedir desculpa em público, pois ele agrediu uma figura pública, e que merece todo o nosso respeito. Deveria ter que pagar uma boa indenização, e se não tiver condições financeiras para isso pagar na prisão, ou então ser obrigado a prestar algum serviço, se possível para a própria corporação militar, tem muito mato em volta do quartel para que ele limpar.”

Rodrigo

11 de maio, 2025 | 14:55

“Injúria racial são ofensas, xingamentos ou manifestações que ataquem a dignidade de uma pessoa com base em sua raça, cor, etnia, origem ou religião. É um crime contra a honra individual, configurado por atos de desrespeito ou menosprezo motivados por questões raciais. Já o racismo é mais amplo e abrange atitudes, ações ou estruturas que promovem a discriminação sistemática e privilégios para um grupo em detrimento de outros.Infelizmente não será indiciado por crime de racismo.”

Verdade

11 de maio, 2025 | 12:32

“Hoje eu quero ser preso de qualquer jeito......falou o otario na praça da vila celeste”

Barnabé

11 de maio, 2025 | 12:31

“Agora ele terá um bom fim de semana na gaiola para refletir as palavras o sargento de polícia poderia levar ao conhecimento da promotoria as palavras do jovem e pedir uma indenização por injúria racial assim ele aprenderá a tratar as pessoas independente de cor ou raça com mais respeito porque somos todos iguais,só que este jovem está achando que é melhor que os outros deve ser um mimado drogado playboy de alguma família de riquinho,ainda deveria pedir desculpas ao sargento em público mais uma bela indenização seria o mínimo,mal educado ridículo deveria ter vergonha muleque.”

Envie seu Comentário