09 de maio, de 2025 | 10:14

Capixaba leva história afro-brasileira à literatura infantil

Reprodução
Detalhe da capa do livro ''O Quilombo Colorido''Detalhe da capa do livro ''O Quilombo Colorido''
O Brasil possui a maior população quilombola do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 1,3 milhão de quilombolas, distribuídos em cerca de 6 mil comunidades identificadas. Quem faz parte desse grupo é a escritora e ativista social Valneide Nascimento, que lança seu primeiro livro: “O Quilombo Colorido”, com ilustrações de Well Rosa.

A obra traz a história afro-brasileira para dentro da literatura infantil. Com uma narrativa que oferece olhar único sobre a infância nos quilombos, ela destaca o papel dessas comunidades na preservação cultural e na formação de identidades afro-brasileiras. “Venho de uma comunidade onde histórias eram passadas de geração em geração, sempre com amor e sabedoria. O livro é uma homenagem a essa herança e um convite para que todos possam conhecer e se inspirar na força dessas tradições”, explica a autora, natural do Quilombo Sapê do Norte, no Espírito Santo.

Publicado pela Editora Eiros, a obra tem a intenção de contribuir para o fortalecimento da luta contra o racismo e, principalmente, para potencializar a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas, especialmente na educação infantil. O dispositivo legal inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. O livro está à venda no site da editora: https://editoraeiros.com.br/.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário