08 de maio, de 2025 | 13:22
Leão XIV: estadunidense Robert Prevost é anunciado como novo papa
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal estadunidense Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja, diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21.
O anúncio de Robert Francis Prevost ocorreu pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.
Papa
Natural de Chicago, Estados Unidos, Leão XV carrega em sua biografia um forte legado missionário e pastoral, moldado por anos de atuação fora de seu país de origem.
Ordenado padre em 1982, Prevost seguiu uma formação acadêmica sólida, com doutorado em direito canônico obtido na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Sua experiência internacional inclui mais de uma década de trabalho missionário no Peru, inclusive durante o conturbado período do governo de Alberto Fujimori, onde se destacou por seu trabalho junto às comunidades mais vulneráveis.
Leão XV foi prefeito do Dicastério para os Bispos e presidiu a Comissão Pontifícia para a América Latina, funções que reforçaram sua sensibilidade às realidades locais e às necessidades das igrejas periféricas. Em 2014, foi nomeado bispo da Diocese de Chiclayo, no norte do Peru, e elevado ao cardinalato em 2023.
Seu pontificado é visto como uma continuidade da visão pastoral e reformista do Papa Francisco. Discreto e com profundo conhecimento teológico, Leão XV é identificado como um defensor de uma Igreja aberta, inclusiva e próxima dos que sofrem. Espera-se que sua liderança reforce ainda mais o direcionamento para uma Igreja voltada aos pobres, aos migrantes e às regiões esquecidas, em sintonia com os desafios contemporâneos da fé católica. (Agência Brasil e Vaticano News)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gatunos
08 de maio, 2025 | 17:04Não sabia que leão pode ser papa.”