07 de maio, de 2025 | 14:54
Presidente da Usiminas, Marcelo Chara, assume presidência da ABM
Divulgação
Da esquerda para direita, Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM; Marcelo Chara, presidente da Usiminas e Sergio Leite, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas

Em cerimônia realizada nesta terça (6), em São Paulo, o presidente da Usiminas, Marcelo Chara, tomou posse como novo presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e Mineração (ABM), instituição que é referência técnica no mercado, com 80 anos de atuação. Ao seu lado, como vice-presidente, estará Frederico Ayres, presidente da Aperam South America, informou a Usiminas.
Chara assume o biênio 2025-2027, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por Sergio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas. Ele esteve à frente do Conselho de Administração da instituição entre 2021 e 2025 e Chara sinalizou que espera continuar contando com seu apoio na ABM.
Durante sua posse, o novo presidente disse que compartilha do seu orgulho com todos os acionistas e funcionários da Usiminas e ressaltou também que gestão da ABM se faz a muitas mãos. É um privilégio poder contar com uma Associação desse porte no Brasil, que já me ensinou muito ao longo dos meus 40 anos de atuação na indústria do aço. A ABM segue se atualizando e sendo referência técnica e científica para profissionais e estudantes. Estou muito honrado em dar continuidade ao trabalho do Sergio e a esse legado deixado por tantos especialistas que são referência nos setores de metalurgia e mineração”, afirmou.
O presidente frisou ainda que, para os próximos anos, a ABM continuará com o propósito de fomentar a inovação na indústria, para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da nossa operação, apoiando a qualificação técnica dos nossos times. A transformação nos últimos anos foi exponencial e vamos continuar trabalhando para que essa evolução continue acontecendo, o futuro da indústria depende disso”, diz. Marcelo reforçou que o meio ambiente está na agenda prioritária do setor e que a indústria do futuro conta com o aço como um material estratégico.
Sergio Leite reforçou que é uma honra poder fazer parte de uma Associação como a ABM. Celebramos 80 anos de uma instituição que agrega valor e continua preparada para contribuir com os novos desafios, mantendo uma base técnica muito sólida”, afirmou.
Formação Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração tem entre suas atribuições cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, analisar e aprovar o relatório financeiro e o orçamento anual, deliberar sobre a destinação de ativos da ABM e avaliar as propostas apresentadas por membros ou pela Diretoria Executiva da Associação. Além do presidente e do vice-presidente, o Conselho é composto por mais 26 membros.
Marcelo Chara
Atual presidente da Usiminas, Marcelo Chara é engenheiro metalurgista e mestre em metalurgia formado pela Universidade de Birmingham do Reino Unido. O presidente do Conselho de Administração da ABM é também membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e da Alacero. Marcelo atuou como presidente da Ternium Brasil, diretor industrial da Ternium na Argentina, vice-presidente industrial da Usiminas e diretor da Siderúrgica del Orinoco Alfredo Maneiro na Venezuela, entre outros cargos executivos no Grupo Techint.
Chara foi professor na Universidade Católica de Córdoba, na Universidade Nacional de La Plata e na Universidade Católica de La Plata.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]