06 de maio, de 2025 | 17:33

Moradora relata esgoto a céu aberto em residência do bairro Vila Celeste

Anderson Figueiredo
O vazamento de esgoto incomoda a família ipatinguense há dois meses O vazamento de esgoto incomoda a família ipatinguense há dois meses
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Erlaine Silva, de 40 anos, moradora da rua Antônio Boaventura Batista, no bairro Vila Celeste, em Ipatinga, sofre há dois meses com “esgoto a céu aberto” em sua residência. A mulher mora com seus dois filhos, um de três e outro de 22 anos, e sua mãe, idosa de 76 anos. Seu filho mais velho pegou dengue quatro vezes, é pintor e já teve que trabalhar passando mal, segundo ela alega. A Copasa prometeu enviar, ainda nesta terça-feira, uma equipe ao local da denúncia.
Erlaine procurou a reportagem do Diário do Aço para relatar o caso, e explicou que a água de esgoto vem do Vale do Sol, visto que colocaram uma rede de esgoto recente na localidade, e essa é a segunda vez que atinge sua casa. “Na primeira vez, inundou o meu lote todo e foi para dentro da minha casa. Perdi alguns móveis, como cômoda, geladeira e congelador, e a motinha elétrica do meu menino queimou”, detalhou.

A moradora do Vila Celeste também contou à reportagem que a Copasa demora a ir até o local para resolver o problema, e o lote acaba enchendo de fezes da rede e esgoto que estoura. “Eles vêm, dão uma limpadinha e deixam mal limpo. Meu lote está todo sujo e nunca nem explicaram o porquê acontece isso. Já fiz o orçamento dos meus móveis que perdi. Eles pediram que eu fizesse há cerca de um mês e até hoje não me deram retorno de nada. Falaram que iam me pagar”, relatou.

Anderson Figueiredo
Erlaine relatou que já procurou a Copasa, mas não foi atendida corretamente Erlaine relatou que já procurou a Copasa, mas não foi atendida corretamente

Segundo a mulher, ela e os familiares já tiveram que começar a limpeza sozinhos. “Como demoraram dois dias para vir, começamos a tentar limpar por conta própria, mas não teve como, era muita água mesmo. Já tem duas semanas que fui na Copasa reclamar e não vieram aqui. Vieram nesta terça-feira (6), e deduzimos que foi só porque a reportagem pediu um posicionamento”, alegou.

Ela enfatizou que o vazamento de esgoto está prejudicando o seu dia a dia e o dos seus familiares. “Não tem como nem se alimentar direito com esse mau cheiro. É o dia inteiro, e quando o sol esquenta fica pior ainda. O mau cheiro atinge a rua inteira, afeta meus vizinhos, mas a água vem só para a minha casa mesmo”, concluiu.

Copasa desconhece problema
Anderson Figueiredo
O esgoto que atingiu a casa provocou bastante sujeira, conforme mostrou a moradora O esgoto que atingiu a casa provocou bastante sujeira, conforme mostrou a moradora

Procurada pela reportagem do Diário do Aço, a Copasa informou que não tem reclamações em seu sistema referentes a esse extravasamento de esgoto. Em nota enviada ao jornal, a empresa pontuou que uma equipe operacional foi enviada ao endereço para verificar e solucionar a demanda.

“A Copasa destaca que, se os clientes notarem quaisquer intercorrências relacionadas ao abastecimento de água e/ou ao esgotamento sanitário, devem entrar em contato diretamente com a empresa e informar o endereço completo para que uma equipe seja enviada ao local para investigar o caso e corrigir a situação, se for de responsabilidade da companhia”, mencionou.

Também citou que os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. “São eles: site www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; central telefônica 0800 0300 115; e ainda pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados”, acrescentou.



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