05 de maio, de 2025 | 17:30

Editoras montam espaço Estante Mineira na Bienal do Livro 2025

Divulgação/Estante Mineira
A criação da Estante Mineira reflete o reconhecimento da força da cadeia produtiva do livro em Minas A criação da Estante Mineira reflete o reconhecimento da força da cadeia produtiva do livro em Minas
A literatura feita em Minas Gerais tem espaço exclusivo na Bienal Mineira do Livro 2025, que é realizada nesta semana, até sábado (10), no Centerminas Expo, em Belo Horizonte. Atualmente, a Estante Mineira reúne 30 editoras do estado, destacando a diversidade e a vitalidade da produção editorial local. No evento, estão presentes a Crivo Editorial, Fino Traço, Aletria, Literíssima, EIS, Krauss, Mazza, Conceito, Portal e Letramento, representando diferentes perfis editoriais, gêneros e públicos leitores.

A criação da Estante Mineira reflete o reconhecimento da força da cadeia produtiva do livro em Minas Gerais e reforça o compromisso da Bienal com a valorização da cultura. Ao abrir espaço para as editoras mineiras, o evento contribui para ampliar a visibilidade dos catálogos produzidos no estado, fortalecer o mercado editorial independente e aproximar leitores de obras que expressam a riqueza e a pluralidade da literatura contemporânea feita em Minas.

Para o cenário cultural mineiro, a iniciativa é também um movimento de afirmação: Minas Gerais, tradicionalmente reconhecida pela força de seus autores, projeta agora a relevância de seus editores. Para a Bienal, a Estante Mineira significa a oportunidade de conectar tradição e inovação em um mesmo espaço, oferecendo ao público novas possibilidades de leitura e ampliando o diálogo com a produção literária regional.

Divulgação
Lucas Maroca, da Crivo Editorial: múltiplas perspectivasLucas Maroca, da Crivo Editorial: múltiplas perspectivas
A Estante Mineira nasceu da força coletiva de pequenas e médias editoras que se unem para ampliar o alcance e a diversidade do acervo oferecido aos leitores. “Quando reunimos 10, 15, 30 editoras no mesmo espaço, criamos uma vitrine de múltiplas perspectivas editoriais”, afirma Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial.

Tema e homenagem
Além de valorizar a produção editorial independente de Minas Gerais, o projeto reforça o orgulho mineiro de promover e prestigiar o que é feito no estado. Com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, a Bienal Mineira do Livro homenageia João Guimarães Rosa, autor mineiro que transformou a literatura brasileira com sua linguagem inventiva. A programação inclui mais de 300 autores convidados, oficinas, saraus, lançamentos e atividades para públicos de todas as idades. A programação completa está disponível em: www.bienalmineiradolivro.com.br.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário