04 de maio, de 2025 | 15:49
RPS brilha e conquista o Sub-12 da 30ª Copa Timóteo de Base
Waldecy Castro
O time com o troféu de campeão do Sub-12: um dos muitos a serem conquistados por uma geração promissora do RPS
A 30ª Copa Timóteo de Futebol de Base, promovida pelo desportista Daniel Bola Cheia, teve as suas finais na manhã deste domingo (4), no estádio Jucão, campo do Acesita. Disputada por 16 equipes em duas categorias (Sub-12 e Sub-14), a competição reuniu centenas de atletas, outras centenas de espectadores e pelo menos uma dezena de observadores técnicos de vários clubes do país, que aproveitam estes torneios para garimparem” atletas para as suas categorias de base. A Copa Timóteo é uma das referências nas disputas de base do Brasil.
A primeira decisão foi na categoria Sub-12, vencida com brilhantismo pelo RPS, escolinha de futebol de Ipatinga do ex-goleiro Rodrigo Posso. A equipe ipatinguense bateu o Porto Vitória-ES, por 2 a 1 e levantou a taça.
Festa dos campeões
O jogo final foi muito disputado, embora as equipes tenham enfrentado uma maratona de jogos decisivos desde a última quinta-feira. O RPS conquistou a vitória e o título de virada, feito muito comemorado pelos seus torcedores presentes ao Jucão. Além disso, teve o goleiro menos vazado da competição (Ian Leal), que inclusive estará seguindo para um período de avaliação no Cruzeiro.
Waldecy Castro
A pose dos campeões do Sub-12 com o troféu e as autoridades e apoiadores da Copa Timóteo

O Porto Vitória fez 1 a 0, por meio de Davi Felipe. O RPS empatou com Gustavo Moura, ambos no 1º tempo. No 2º tempo, Guilherme Lopes fez o gol do título.
O RPS foi campeão alinhando: Ian leal, Luiz Miguel, Pedro Zanbom, Emanuel Lucas e Zé Eduardo; Matheus Souza, Martin e Isaque Portugal; Gustavo Moura, Guilherme Lopes e Arthur Pascoal (Heitor). Técnico - Élcio Carvalho.
O Porto Vitória foi vice jogando com: Artur, Dudu, Cassemiro, Adrian e Bernardo (Kuaã Lucca); Ladinho, Pedro Otávio e João Victor (Pedro Henrique); Enzo, Davi Felipe (Vitor) e Vitinho. Técnico - Juscelino Soares.
O árbitro desta decisão foi Tiago Pantaleão, auxiliado por Donizete Pinheiro e Diogo Silvestre.
Waldecy Castro
O goleiro Ian Leal foi o menos vazado e premiado com troféu: incentivo para tentar a sorte na base do Cruzeiro

Presenças
Estiveram presentes prestigiando a decisão, o prefeito de Timóteo Capitão Vitor Prado, o vice-prefeito Marcelo Martins, o presidente da Fundação Aperam, Luiz Magalhães; o diretor da Aperam, Humberto Marin; o diretor da Emalto, Alexandre Torque Júnior; o presidente do Acesita Esporte Clube, Lucas Paiva; a secretária e educação da de Timóteo, France-Jane Pereira; os deputados estaduais Celinho do Sintrocel e Lincoln Drumond; o diretor da LAD, Osmar Xangô, dentre outros desportistas.
A Copa Timóteo é realizada há três décadas por Daniel Martins, o Bola Cheia (diretor da escolinha do Acesita Esporte Clube), nesta edição teve o apoio do Diário do Aço, Prefeitura de Timóteo, Aperam e Fundação Aperam, Sicoob Vale do Aço, Emalto, Acesita Esporte Clube, Liga Acesitana de Desportos, JCE, dentre outros.
Waldecy Castro
Os jogadores e comissão técnica do RPS fizeram, com justiça, a festa do título da Copa Timóteo na categoria Sub-12

A 30ª Copa Timóteo de Futebol de Base teve as suas finais na manhã deste domingo (4), no campo do Acesita. A primeira decisão foi na categoria Sub-12, vencida com brilhantismo pelo RPS, escolinha de futebol de Ipatinga. A equipe ipatinguense bateu o Porto Vitória-ES, por 2 a 1. pic.twitter.com/RbjJ4a6VHp
Diário do Aço (@portaldiarioaco) May 4, 2025
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]