03 de maio, de 2025 | 06:00

Programa transforma vidas ensinando música na região

Geniane Vieira
Mais de 1.000 alunos concluíram formação musical na região leste de MinasMais de 1.000 alunos concluíram formação musical na região leste de Minas
“Eu escolhi a música, pois ela tem o poder de tocar as pessoas, inspirar e criar conexões. Música é a arte de manifestar diversos afetos da nossa alma e, com incentivo do Mais Música, estou cada vez mais feliz e realizado como músico”. Essa fala é de José Antônio Júnior, de 48 anos, técnico de enfermagem e músico em Coroaci.

Ele é um dos mais de 1.000 beneficiados pelo Mais Música - Programa de Incentivo à Música Instrumental, realizado pela Criativo Produções e Ministério da Cultura que, desde 2018, leva o ensino gratuito da prática e teoria musical instrumental para diversas cidades do leste de Minas Gerais. A Cenibra é patrocinadora, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, dessa iniciativa desenvolvida em comunidades atendidas pela empresa. Com isso, reforça o seu compromisso “com a responsabilidade social por meio do incentivo musical nas cidades de Açucena, Materlândia, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santa Bárbara, Coroaci, Naque, Córrego Novo e Ferros”, informa a assessoria.

Divulgação
João Antônio e Maria Cecília: pai e filha unidos pela músicaJoão Antônio e Maria Cecília: pai e filha unidos pela música
Inspiração
José Antônio participou da tradicional Banda de Música de Coroaci e aperfeiçoou sua musicalidade no Mais Música, auxiliando como professor o maestro João Carlos nas aulas e apresentações do programa. Tocando sax alto e sax tenor, José inspirou a filha de nove anos, Maria Cecília, e ela aprendeu a tocar trompete nas aulas, apresentando-se com o pai em momentos em família e em eventos na comunidade.

“Como professor musical, participar do programa é uma experiência profundamente gratificante e inspiradora. Me sinto parte de algo maior, pois vejo na prática o impacto que a música tem no desenvolvimento dos alunos. Eles ganham mais confiança, disciplina e respeito e traz paz e amor para a cidade. As pessoas ficam felizes ao verem as iniciativas que beneficiam a comunidade”, disse José Antônio.

Além do trompete e do saxofone, os alunos aprendem a tocar instrumentos como clarinete, trombone, flauta doce, flauta transversal, bombardino e a percussão. Os professores do programa são musicistas e maestros de renome na região, que se destacam pela experiência e sucesso na cena musical local. Para o diretor executivo do Instituto Cenibra, Edson Valgas de Paiva, “apoiar iniciativas como esta é essencial para manter viva a rica tradição musical que faz parte da identidade de nossa região”.

Divulgação
O projeto propõe resgatar a cultura musical nas cidadesO projeto propõe resgatar a cultura musical nas cidades
Resgate cultural
O Mais Música propõe resgatar a cultura musical das cidades com a formação e manutenção das corporações e bandas musicais que são tradicionais nas comunidades. Os alunos passam a compor essas formações e, ao se apresentarem, mostram ao público o resultado das aulas e proporcionam oportunidades de novos trabalhos dentro da área musical, gerando renda e crescimento profissional.

Para o idealizador do projeto e gestor cultural da Criativo Produções, Bruno Minafra, “levar formação musical gratuita, com cursos de qualidade e acesso à instrumentos contribui para a valorização das culturas locais”. “Só temos a agradecer pelas parcerias com a prefeituras municipais, a Cenibra e a todas as comunidades que nos receberam de braços abertos para tocar no coração deles”, finalizou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário