01 de maio, de 2025 | 11:53
Minas Gerais tem mais de 75 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre
Mais de 75 mil mineiros comemoraram no Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1/5), a conquista do emprego com carteira assinada neste primeiro trimestre do ano. No acumulado, desde 2019, já são 951.542 oportunidades criadas para os trabalhadores no estado. A meta é 1 milhão de empregos até 2026.
Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que Minas segue avançando e, somente em março de 2025, o estado apresentou saldo de 18.169 novas vagas formais. No acumulado de janeiro a março, foram criadas 75.896 vagas de emprego com carteira assinada. É gente que conseguiu voltar ao mercado, jovens conquistando o primeiro emprego e famílias ganhando mais segurança com a renda certa no fim do mês.
Já estamos muito próximos de alcançar a marca de 1 milhão de empregos com carteira assinada até 2026. Esse resultado é fruto de uma política pública séria, que prepara a população para o mercado de trabalho e atrai investimentos. Aqui, a gente acredita que qualificação profissional é caminho para transformar vidas”, destaca Alê Portela, secretária de Estado de Desenvolvimento Social.
Minas é também o segundo estado com maior estoque de empregos do país, com o saldo de 4.986.390, atrás somente de São Paulo. O estoque representa a quantidade de pessoas com carteira assinada, empregada tanto no setor público quanto no privado.
O estado teve em 2024 o menor desemprego desde 2012: 4,3%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A taxa, abaixo da média nacional, indica pleno emprego. O avanço se deve à atração de investimentos e à qualificação da mão de obra. (Com informações da Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]