02 de maio, de 2025 | 08:35

Exposição de artesanato focado no Dia das Mães será promovida em Ipatinga

Enviada ao Diário do Aço
O Mania de Filtros e Biojoias, da artesã Jaqueline Carla, é o responsável pela promoção O Mania de Filtros e Biojoias, da artesã Jaqueline Carla, é o responsável pela promoção

O Centro de Convivência Esaú José da Silva (UDCBJ) recebe trabalhos artesanais, intervenções artísticas, rodas de conversa, recreação infantil para as crianças, teatro e gastronomia a partir deste mês de maio. Os interessados em visitar as exposições do Mostra Biojoias podem ir até o Centro Comunitário do Bom Jardim, das 10h às 18h. O Centro fica na avenida Orquídea, número 1.366. Em maio, a temática será o Dia das Mães, a ser realizada no próximo sábado (10).

O evento é uma realização do ateliê de artesanato Mania de Filtros e Biojoias, tendo o apoio da Lei de Incentivo à Cultura conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), referente ao Edital 10/2023, com recursos repassados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

A artesã Jaqueline Carla da Silva é a idealizadora do projeto e buscou artistas que fazem da arte sua sobrevivência para serem contemplados. Eles puderam fazer inscrição por meio de um formulário disponibilizado no Instagram @maniadefiltrosebiojoias até o mês de março. Os selecionados foram convocados até o início de abril.

À reportagem do Diário do Aço, Jaqueline disse que tem a expectativa de “reanimar” as artesãs, principalmente do bairro, onde ela tem seu ateliê. “Estamos felizes de estar expandindo, queremos levar isso para pessoas que não têm conhecimento do projeto, fazer com que seja visto e lembrado. Quero despertar o pessoal do artesanato”, alegou.

Segundo a artesã, as pessoas não costumam consumir artesanato por pensar que se trata de um produto caro. Ela afirmou que a feira será uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o trabalho feito à mão. “Às 10h se inicia a feira de artesanato, e vai até às 18h. Haverá um local com recreação infantil, das 13h às 15h. Enquanto os pais estiverem se divertindo com as crianças nas oficinas, outras pessoas também estarão comprando. Ainda terá uma roda de conversa, almoço, intervenções artísticas e muita música”, pontuou.

O local da exposição será acessível, assim como destacou a idealizadora. “Faremos um convite para enviar a associações que precisam desses acompanhamentos para desfrutarem. Nem todo evento tem. Terá acompanhamento de pessoa com deficiência (PcD) e tradutor de libras”, concluiu.

Datas
O primeiro dia de exposição está marcado para 10 de maio. Nesta data, a temática do evento será “Mães Empreendedoras”. Com a temática “Dia dos Namorados”, o segundo dia de feira será em 14/06. Para finalizar as exposições, o terceiro dia (12/07), abordará a comemoração do Dia do Reggae, do Dia da Capoeira e do Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.

Para o evento de Dia das Mães, foram contemplados: artesã Ana com Tapetes de Crochê; Bia Olinda Ateliê; Luiza's Biquínis em Crochê; Josi Mimos e Laços; Bella Fios de Arte; Artesã Sandra; Artesã Vilma Matil; Armazém Caipira; Stefanni Pereira em uma roda de conversa; Palhaço Brigadeiro com recreação infantil; Ana Julia e Ulisses Marciano com intervenção artística; Claudiane Dias com intervenção teatral; Olivia Aparecida com oficina de artesanato; fotógrafa Jo Lopes e banda Bruta Flor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Beatriz Olinda Silva Gomes

02 de maio, 2025 | 10:46

“Top demais essa artesã.
Parabéns pelo trabalho artesanal maravilhoso que vc faz.??”

Envie seu Comentário