29 de abril, de 2025 | 06:00

Volta por cima

Fernando Rocha

Era um jogo muito complicado para o Cruzeiro, devido à derrota no Chile para o Palestino, no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, agravado pelas declarações e cobranças públicas feitas pelo atacante Dudu, que acabou desligado do grupo.

O Vasco da Gama também não passa por um bom momento, tem um time limitado, apenas esforçado, mas também precisava dar uma resposta à sua enorme torcida.

A diretoria deu moral e autonomia para o técnico português, Leonardo Jardim, que impôs as regras e, aparentemente, conseguiu controlar o vestiário.

No primeiro tempo, o Vasco foi melhor, criou inúmeras chances de gols, evitados por uma atuação espetacular do goleiro Cássio, disparado o melhor em campo, redimindo-se das falhas anteriores que custaram derrotas ao Cruzeiro.

No segundo tempo, o jogo foi equilibrado, com o Vasco sem a mesma inspiração e o Cruzeiro valente, disposto a segurar o resultado e conseguir os três pontos que lhe valeram a entrada no G-4 pela primeira vez, na 4º colocação, com 10 pontos.

Agora é virar a chave e pensar no Vila Nova, nesta quinta-feira, no Mineirão, em jogo de ida pela Copa do Brasil, para depois encarar o Flamengo, líder e melhor time do país no momento, também no Gigante da Pampulha.

Saga do Galo
Sem tempo para lamentações após o empate com sabor de derrota, no último sábado, 2 x 2, contra o Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético volta a jogar hoje, no norte do Paraná, contra o Maringá, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Não há como deixar de considerar como atenuantes para o mau momento vivido pelo Galo, encravado em 17º lugar na zona de rebaixamento, os inúmeros desfalques de titulares importantes.

Mas, ao contrário do que apregoava parte expressiva da imprensa alvinegra e nacional, o atual elenco não é nenhuma Brastemp, muito antes pelo contrário, a meu juízo, está bem abaixo do que todos imaginavam.

Inclusive do bilionário Rubens Menin, acionista majoritário da SAF, que há alguns meses em sua rede social afirmou ser este atual elenco “um dos melhores da história do Atlético”.

Com todo o respeito que merece, quando disse isso, o “Vovô Menin”, como é chamado carinhosamente pelo torcedor alvinegro, deve ter ingerido ou estar sob efeito etílico de algumas garrafas do ótimo vinho, produzido em suas vinhas no Douro, em Portugal.

FIM DE PAPO

O técnico Cuca está sendo muito criticado pelas substituições feitas no time, após a virada para 2 x 1, com o claro objetivo de garantir o resultado. Foi castigado pelo gol de empate do Mirassol, marcado aos 46 minutos do 2º tempo, após mais uma pixotada da defesa, com destaque para o jovem zagueiro chileno Iván Roman, driblado sucessivamente no lance. Se o Galo tivesse vencido, Cuca seria endeusado como grande “estrategista” e “gênio da lâmpada”. O ex-técnico Jair Pereira, hoje aposentado, tinha toda razão quando dizia: “no futebol, o certo é o que dá certo”.

O bilionário empresário Pedro Lourenço, dono da SAF/ Cruzeiro, provocou nova polêmica, antes da partida começar, em Uberlândia. Questionado por um torcedor na arquibancada sobre o futuro de Dudu, o dirigente fez um gesto com a mão, dando a entender que o atacante vai embora do Cruzeiro. A cena foi filmada e viralizou na internet, o que, certamente, deve piorar o clima da reunião programada para acontecer em BH com o jogador, onde será definido seu futuro. Pedrinho é o tipo de dirigente que faz jus ao apelido até então usado somente para alguns árbitros de futebol: “chama cuanga”.

Sem nenhuma intenção de ser nostálgico ou saudosista, mas a safra atual de narradores, repórteres e apresentadores de programas esportivos de rádio e TV tem deixado muito a desejar. Durante a apresentação das escalações no jogo Palestino x Cruzeiro, a bela repórter da ESPN, Marcela Rafael, leu o “campinho” com o nome dos jogadores do time chileno de trás para frente, sendo assim o centroavante Marabel virou goleiro. Alguns dias atrás, o experiente Gustavo Zupac, também da ESPN, rasgou elogios ao meia-atacante do Athletico-PR, Bruno Zapelli, argentino, 21 anos, que teria sido considerado uma “jovem promessa” pelo craque Lionel Messi. Minutos depois, alertado pela produção, teve de se desmentir, pois a entrevista citada por ele era fruto de IA-Inteligência Artificial.

No entanto, nada se compara ao vacilo do repórter e apresentador da Rádio Itatiaia, Thiago Reis, que na quarta-feira (23/04), no programa da hora do almoço, mostrou durante cerca de cinco minutos imagens do Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, onde o Atlético fez um treinamento preparatório para a partida, como se fosse o local da partida que foi disputada no Estádio Olímpico de La Universidad Central da Venezuela. Vida que segue.

Parabéns às populações de Ipatinga e Timóteo pelos seus 61 anos de emancipação. No meu caso, escolhi Ipatinga, onde aportei há 46 anos com nenhuma intenção de ficar, mas aqui estou até hoje, onde nasceram meus filhos, cidade pela qual tenho muito amor e gratidão. “O Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia / Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia”. Fernando Pessoa. (Fecha o pano!)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário