26 de abril, de 2025 | 08:45
Ipaba completa 33 anos com avanços na saúde, educação e infraestrutura, afirma prefeito
Divulgação
Prefeito Juninho da Saúde destaca melhorias durante sua gestão e os motivos que os ipabenses têm para comemorar mais um aniversário
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Prefeito Juninho da Saúde destaca melhorias durante sua gestão e os motivos que os ipabenses têm para comemorar mais um aniversárioO município de Ipaba celebra, neste domingo (27), seus 33 anos de emancipação política. Localizada no Colar Metropolitano do Vale do Aço, o nome da cidade tem origem no tupi upaba”, que significa terra de muita água”, o que se confirma nos recursos hídricos abundantes da região, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com uma população de 17.136 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, o município se destaca pela vocação para o turismo, os serviços e a agricultura, além de abrigar um dos principais complexos penitenciários de Minas Gerais, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho.
O prefeito Juninho da Saúde (Progressistas), em entrevista ao Diário do Aço, destaca que os moradores têm motivos para comemorar a data. Ipaba está com muita saúde. Saúde financeira, saúde de paz, de harmonia, saúde política. A eleição passou e tudo já está normalizado. Não temos adversários políticos para ficar fazendo politicagem. E um dos avanços nossos no Ipaba é que nós conseguimos colocar o que nós planejamos nos últimos anos em prática”, destacou em entrevista exclusiva ao Diário do Aço. Estamos finalizando a entrega de uma creche e três escolas. Conseguimos também recursos para fazer o calçamento do Novo Horizonte a qual nós terminamos agora a ligação da rede de esgoto. Tem várias obras em andamento, várias obras sendo licitadas”, continuou. Assista o vídeo na íntegra no fim da reportagem
Obras da orla da lagoa
Entre os projetos mais emblemáticos da atual gestão está a revitalização da orla da lagoa, localizada no Centro da cidade. Assinei mais uma obra de R$ 400 mil do projeto via Caixa Econômica mais contrapartida. Nós estamos indo para a quarta etapa [de obras] na lagoa”, informou o prefeito.
Segundo Juninho, a lagoa passou por décadas de promessas políticas que não saíam do papel. Agora, as intervenções estão transformando o espaço em ponto de lazer e integração da comunidade. A lagoa foi palco de muitas promessas políticas, as quais nós conseguimos fazer o sonho virar realidade. Nós dividimos elas em frações para a gente conseguir de fato realizar essas obras. A primeira parte foi uma praça onde já tem bares perto da lagoa, fica lotado quase todo final de semana. A gente vai inaugurar agora uma área de quadra de beach tênis, vai ter área de mesa de jogos. Hoje a lagoa está servindo para caminhadas, para o pessoal tomar sua cervejinha, para se reunir com a família e amigos, andar de bicicleta e esse próximo ponto que a gente vai fazer terá um palco e vamos fazer uma área de piquenique”, explicou.
Além da lagoa, o prefeito também mencionou outro atrativo turístico: A gente tem a Rota do Mutum, que também é um ponto turístico muito valorizado, que é dentro da área da Cenibra”.
Avanços na área da saúde
A saúde tem sido outro foco da gestão municipal, com destaque para a ampliação dos serviços ofertados à população. Não desmerecendo os demais, que a nossa gestão não visa competir com as outras cidades, mas Ipaba, com 17.544 habitantes, possui hoje o médico 24 horas na unidade, segunda a segunda. Nós temos raio-x, ultrassom, eletrocardiograma. Nós temos um especialista que atende dentro de Ipaba”, ressaltou o governante.
O chefe do Executivo também informou que o município está concentrando esforços na execução de cirurgias eletivas em parcerias com hospitais de outras cidades e na criação de uma nova estrutura de atendimento. E esse ano vamos dedicar as cirurgias eletivas em outras cidades para acabar de zerar a nossa fila que já está bem baixa e também nós vamos trabalhar no centro multidisciplinar, que vai atender crianças autistas e com TDAH. Toda a infraestrutura está sendo criada para atender idosos, crianças e pessoas com vulnerabilidade social”, garantiu
Projeto do distrito industrial
Outro marco destacado pela atual administração é o avanço no projeto do distrito industrial, uma demanda aguardada há décadas pela população. Tem uma novidade muito boa que é o distrito industrial, nós já olhamos a questão da nova área, a permuta com a Cenibra para que esse [projeto] saia do papel de 30 anos e passe à realidade agora nos próximos meses. O projeto já estava pronto, só que a área foi invadida, essa área está em litígio e Ipaba não aguenta mais esperar esse litígio chegar à fase final. Conversamos com a Cenibra e com as empresas e a Cenibra autorizou a gente procurar uma outra área. Achamos essa outra área dentro do município, a qual a gente está na fase final do acordo para fazer essa transferência de local”, explicou.
A perspectiva é que, com a nova área, o distrito se torne realidade e atraia novos empreendimentos, fortalecendo a economia local e gerando empregos.
Leia também:
-Com atrações nacionais, Ipaba divulga programação para comemoração do 33º aniversário
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















