25 de abril, de 2025 | 08:45
Biblioteca escolar de Timóteo ganha nova vida em projeto estadual de leitura
Matheus Valadares
Biblioteca agora conta com novo nicho e gôndolas, além ser um ambiente climatizado e melhor iluminado
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço 
Todas as escolas estaduais de Minas Gerais terão as bibliotecas modernizadas, tanto em infraestrutura, quanto no acervo de livros, transformando o ambiente e proporcionando espaços acolhedores e propícios ao aprendizado. No âmbito da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano, 69 novas instituições foram agraciadas. Os avanços fazem parte do Projeto de Leitura e Escrita, do governo de Minas.
Uma das escolas em que as obras já foram concluídas é a Professora Haydée de Souza Abreu, no bairro Limoeiro, em Timóteo. Entre as melhorias, destacam-se as pinturas, a organização dos livros nos nichos, a instalação do ar-condicionado, que garante uma melhor climatização e menor incômodo sonoro aos estudantes e a iluminação.
Ronaldo Mota, diretor da escola, destaca que a revitalização renovou a autoestima tanto dos educadores quanto dos alunos. A gente vê em certos alunos a vontade deles, o interesse, e os próprios professores ficaram muito entusiasmados quando chegaram no retorno em janeiro, que já estava a obra em andamento, e viram que mudou tudo”, afirma em entrevista ao Diário do Aço. Assista à íntegra das entrevistas no fim da reportagem
Leitura como meio de formação
Conforme o governo estadual, o projeto foi lançado em setembro do ano passado, e é o maior investimento já promovido pelo Executivo para desenvolver as habilidades de leitura e escrita entre crianças e jovens da rede pública.
Anderson Figueiredo
Edvania destaca que todas as escolas da SRE Coronel Fabriciano foram contempladas com os investimentos

Hoje, o Projeto de Leitura e Escrita é o carro-chefe da Secretaria de Estado de Educação (SEE), porque a gente entende a importância para o desenvolvimento integral do estudante, o desenvolvimento da competência de leitura. Dentro desse projeto nós temos aí a previsão investimentos em todas as bibliotecas, além de revitalização das bibliotecas, tanto do espaço físico, tanto também com a constituição de um acervo que vem ao encontro do interesse dos nossos estudantes e o trabalho do projeto tem outras frentes, como investimento na formação de professores”, afirma Edvania Andrade, superintendente regional de ensino.
Para Ronaldo, o projeto facilita um desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo a leitura como ferramenta essencial para a formação cidadã e elaboração de pensamentos críticos. Ele celebra a aquisição de obras contemporâneas que não tinha no acervo da escola, e que ajudam os alunos a ampliarem o senso de mundo. Coloca o menino à parte da política mundial em todos os aspectos. Não só a internet que já traz o material produzido, eles produzem o próprio pensamento. Então investir na estruturação da escola e na capacitação do aluno é fundamental”, frisa.
Quem já aprovou a revitalização da biblioteca da Escola Haydée de Souza é Alice Andrade dos Reis, aluna do 3° ano e leitora assídua e amante dos livros de fantasias, ficção e romance.
Achei perfeita [a biblioteca], como leitor. Aqui na escola temos muitas pessoas que leem, e ter um espaço bom para a leitura é importante porque não é todo lugar que se pode ler, por exemplo, no refeitório tem muito barulho, acaba incomodando um pouco, então ter o espaço para ler é muito melhor”, afirma
Pós-pandemia
Edvania Andrade ainda relembra que a educação, como um todo, sofreu um grande baque devido à pandemia da covid-19, e que o projeto facilita a retomada e ampliação do aprendizado.
A gente viveu um período muito triste de interrupção das atividades presenciais na época da pandemia. Então retomar [as aulas] e retomar agora com esse trabalho, com essa força, com essa valorização da educação, com essa valorização da escola para a gente recompor realmente a aprendizagem que foi afetada, e esse projeto é fundamental para a gente retomar os nossos resultados, retomar o desenvolvimento dos nossos estudantes”, finalizou.
Investimentos
O governo de Minas divulgou que dos mais de R$ 212 milhões destinados ao Projeto de Leitura e Escrita, R$ 180 milhões estão sendo aplicados na reforma e modernização das bibliotecas escolares em mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.
Além disso, o projeto abrange a aquisição de novos acervos literários, com R$ 7 milhões destinados a essa área, R$ 5 milhões para a plataforma Elefante Letrado, que visa aprimorar a compreensão leitora dos alunos do 6º ano, e R$ 20 milhões investidos no Território da Leitura, voltado para os alunos do 5º ano do ensino fundamental, promovendo a fluência leitora e ampliação do repertório cultural.
Café Literário
Anderson Figueiredo
Flávia é responsável por um projeto da própria escola que incentiva o hábito de leitura e que utiliza a biblioteca para apresentações
Dentro da própria E.E. Professora Haydée, há um projeto que materializa a importância da leitura no dia a dia do aluno. O projeto Café Literário visa incentivar a leitura, promovendo a escrita, o pensamento crítico, ampliação de vocabulário, de ortografia, e demais habilidades dentro da língua portuguesa.
Eles [alunos] leem a obra de forma individual e depois eles reúnem em grupos e explicam as obras que eles leram. Eu entrego um roteiro, cada grupo normalmente faz uma análise de uma parte do livro e eles decidem uma forma de apresentar em grupo, e pode ser por meio de slides, ou outra forma, eles usam a estratégia que eles quiserem. Hoje o grupo decidiu fazer um jornal, então eles vão transformar o livro num jornal e eles vão como repórteres, apresentar esse trabalho”, conta Flávia Cristian Alves Giacomin, professora de Língua Portuguesa e coordenadora do Café Literário.
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