23 de abril, de 2025 | 16:22

Golpe: após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Lula Marques/Agência Brasil
Ministros aguardavam melhor momento após cirurgia do ex-presidenteMinistros aguardavam melhor momento após cirurgia do ex-presidente

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) sobre o processo criminal que deverá responder no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intimação ocorreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino.

No dia 11 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes determinou a intimação de todos os denunciados do núcleo 1 que viraram réus após o julgamento da Primeira Turma da Corte que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A medida é uma formalidade prevista na legislação para comunicar pessoalmente os réus sobre a abertura da ação penal.

As intimações foram concluídas entre os dias 11 e 15 de abril, exceto no caso de Bolsonaro, que passou mal no dia 12 e foi submetido a cirurgia nos dias seguintes.

Diante do estado de saúde do ex-presidente, o STF esperava uma data adequada para intimá-lo. Contudo, Bolsonaro realizou uma live nesta terça-feira (22) direto da UTI, e o Supremo determinou que um oficial de Justiça fosse hoje ao hospital.

Passo a passo
Com a abertura do processo criminal contra o núcleo 1, os acusados passam a responder pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A ação penal também marca o início da instrução processual, fase na qual os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovarem as teses de defesa. Os acusados também serão interrogados ao final dessa fase. Os trabalhos serão conduzidos pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Após o fim da instrução, o julgamento será marcado e os ministros vão decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão condenados à prisão ou absolvidos. Não há data definida para o julgamento.

Em caso de condenação, a soma das penas para os crimes passa de 30 anos de prisão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

26 de abril, 2025 | 11:43

“Aqui pode-se esperar tudo. Se tiraram até um ladrão da cadeia pra ser presidente, pode esperar mais o quê?”

Zé Doido

24 de abril, 2025 | 23:13

“Cabra frouxo, metido a bravo, mas é igual os cachorros Pincher, só fazem barulho, na hora do vamos ver metem o pé.
O filho bananinha fugiu pros states, o pai finge problema onde levou a fakeada.
Ainda quero estar vivo pra ver toda essa família de milicianos pagar.”

Jose Geraldo Pereira

24 de abril, 2025 | 20:22

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Stop

24 de abril, 2025 | 07:57

“O Xandão não foi visitar o Mito, Mandou um representante "Oficial de Justiça" kkkkk”

"pé no Chão"

24 de abril, 2025 | 07:38

“O grande problema não está na pessoa, e sim, entre o que diz no Direito, que se aplicado é contrário ao entendimento pessoal de quem aplica a Lei.”

Gildázio Garcia Vitor

24 de abril, 2025 | 07:27

“Sr. Saibro, nesta UTI, que está mais para estúdio cinematográfico, onde todos podem entrar, até o ex da Terceira-Dama Micheque ou Misheik, só não podia a Oficial de Justiça com sua intimação.
Ontem assisti o vídeo da recepção que o Bolsonaro, falando mais do que devia, inclusive com falas que o podem ser consideradas confissões, fez.à Oficial, deve dar uns 15 minutos de mi mi mi e de chô rô tô.”

B2@

24 de abril, 2025 | 07:02

“Estavam com medo que ele fugisse do hospital como fez quando foi para os EUA. O apelido de presidente fujão não foi em vão. Ele foi arrogante até no hospital quando foi orientado sobre a sua pressão. Bicho doido!”

Saibro

23 de abril, 2025 | 22:32

“O minto segue sendo um exemplo. Fez live de UTI, então pode receber o Oficial.”

Envie seu Comentário