21 de abril, de 2025 | 12:15
Familiares e amigos falam sobre legado de Nilton Manoel, ex-vereador de Ipatinga
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoUm misto de emoções tomou conta do salão principal da Igreja Presbiteriana do bairro Iguaçu, na rua Pedras Bonitas, onde ocorreu o velório de Nilton Manoel, ex-prefeito e ex-vereador de Ipatinga por sete mandatos consecutivos, na manhã desta segunda-feira (21). Nilton foi um recordista de mandatos no Legislativo e também já foi presidente da Câmara Municipal.
Pelo Executivo, exerceu o cargo de prefeito por 45 dias, como interino, em 2010. O ex-político morreu no domingo (20), aos 78 anos, poucos dias antes de completar 79 (em 23 de abril), após ficar dois meses internado no Hospital Márcio Cunha, onde deu entrada com problema renal. Nilton apresentou uma complicação de saúde após um infarto durante o período internado, e teve a saúde agravada após ter septicemia, uma inflamação generalizada.
Durante o tempo em que o corpo de Nilton ficou no templo religioso, familiares, amigos, figuras públicas e populares foram ao local para prestar as últimas condolências e se despedir do ex-parlamentar. Diversas coroas de flores foram enviadas como forma de homenagem.
O sepultamento será às 17h, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga.
Legado
Nilton era pai do atual vereador Léo Enfermeiro (PL), eleito na última eleição para a Legislatura de 2025/2028. Em entrevista ao Diário do Aço, ele falou sobre o legado que Nilton deixou como um homem público.
O legado que meu pai deixou, primeiramente, foi de caráter, de um homem íntegro, principalmente em relação às coisas públicas. Durante o período que ele esteve enquanto vereador, que não foram poucos, foram sete mandatos, mais de 30 anos, e o tempo que ele como prefeito também, 45 dias, não tem nenhuma ressalva que possa respingar no nome dele, que possa desaboná-lo. Ele sempre foi preocupado com o próximo, com as pessoas mais carentes e o legado que ele deixa para mim, principalmente, enquanto vereador, é isso, de estar preocupado com a nossa população, com quem realmente precisa, de estar realmente imbuído desse sentimento, de continuar com o legado que ele deixou e de dedicar o nosso mandato para as pessoas que mais necessitam e para as pessoas que acreditaram em nós”, ressaltou Léo.
Dário Teixeira, ex-vereador de Ipatinga e que compartilhou o parlamento com Nilton durante alguns mandatos, também ressaltou a índole do ex-político.
O Nilton é um grande cidadão e não é à toa que foi eleito sete vezes vereador de Ipatinga. Com certeza é uma perda muito grande para Ipatinga e o povo vai sentir muita falta dele”, afirmou ao Diário do Aço.
Homenagens
Por meio de seu perfil no Instagram, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), também prestou homenagens ao ex-parlamentar.
Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-vereador e ex-prefeito Nilton Manoel, um homem que marcou a história política de Ipatinga com seu compromisso público e dedicação ao município. Seu legado inspira o nosso trabalho diário pela cidade. Meus sinceros sentimentos ao vereador Léo Enfermeiro, filho do ex-prefeito, e a todos os familiares e amigos neste momento de dor”, escreveu Nunes.
Neste momento de dor, o presidente da Casa Legislativa se solidariza com os familiares e amigos, prestando homenagens a quem tanto contribuiu com a história do nosso município”, se solidarizou o perfil oficial da Câmara Municipal, por meio do Instagram.
Nilton
Nilton Manoel era casado com Dalva Silva, e além de ser pai de Léo, também é pai Nilton Silva Júnior, e avô de quatro netos. Natural de Itapemirim-ES, o político nasceu em 23 de abril de 1946 e residia em Ipatinga há quase 50 anos.
[Ele] era um pai muito amoroso, tanto eu quanto meu irmão, Nilton Júnior, nós temos só recordações boas, uma pessoa que sempre nos apoiou, uma pessoa que sempre esteve junto, que sempre dedicou a vida também à família. Nós temos só que agradecê-lo pelos anos que ele passou junto a nós e agradecer a Deus principalmente por ter deixado ele nesse tempo conosco e continuar honrando o legado dele enquanto pai, enquanto esposo. Minha mãe também o ama muito e nós estamos tristes nesse momento, mas estamos tranquilos e com o coração confortado porque sabemos onde ele está neste momento, que ele está nos braços do pai e nós temos muita convicção disso”, finalizou Léo Enfermeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
21 de abril, 2025 | 19:48Ipatinga perde um grande homem político, sempre preocupado com os mais humildes.
Minhas condolências à família.”
Haroldo Severiano e Silva
21 de abril, 2025 | 19:27Neste momento de tanta dor Deus estenderá suas mãos e confortara seus familiares.”
Helio Cota de Souza
21 de abril, 2025 | 13:49Que Deus conforte todos os familiares neste momento de dor.”