Alex Ferreira
Fernando mora em um carro, apelidado de “UnoHome”
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço O nordestino Fernando de Jesus, de 42 anos, passou por Ipatinga para vender seus trabalhos no fim do ano passado. Fernando mora em um carro, apelidado de “UnoHome”. A fonte de renda do artista é a arte, visuais, pinturas, esculturas, artesanatos e tatuagem. Ele viaja a trabalho por diversos locais do Brasil com sua gata, chamada Frida, e pretende voltar a Ipatinga. No entanto, passa por dificuldades financeiras e o seu carro está estragado, o que o impede de viajar, porque o veículo não aguenta mais percorrer médias ou longas distâncias.
Há 25 anos, o artista trabalha e vive da arte que produz. A falta de estrutura em algumas cidades não o intimidou. Em Ipatinga, a venda ocorria no Parque Ipanema. Ao Diário do Aço, ele contou a sua rotina: “No carro, é como estar em uma casa mesmo, mas com a logística mais improvisada. Para tomar banho, tem que ir em postos de gasolina. E tem que ter água armazenada, para fazer comida ou qualquer outro tipo de emergência que vai utilizar água potável. Além do estoque de rango. Mas eu evito cozinhar. Muitas vezes, me previno com uma grana guardada”, detalhou.
Fernando relatou que, após seu carro ter dado problema, não conseguiu seguir viagem. “Estou na Bahia, e por enquanto meu objetivo aqui ainda não se concretizou. Meu pai precisa fazer uma cirurgia, esse é o motivo primordial para estar aqui. O Nordeste é um lugar muito legal, mas depende de onde. Minha cidade é interior, onde a falta de dinheiro não permite as pessoas terem o luxo de valorizar arte. Não consigo achar emprego, até porque minha aparência despojada não ajuda. O pessoal tem a mente bem fechada”, afirmou.
Segundo o artista, Ipatinga foi como uma mãe para ele, um dos motivos de ter ficado bastante tempo no município. “O pessoal é atencioso. Dava para me manter legal. O pessoal que trabalha no parque é ótimo. Tudo muito bom na cidade”, destacou.
Ele ainda complementou que sente falta da sua rotina, e que precisa dela para manter suas demandas financeiras, com as vendas dos produtos. “Sinto falta de pegar estrada. No momento, só sigo aguentando, graças a Deus e aos Orixás. Permaneço vivo nesse processo, com meus pais, minhas viagens e minha filha”, concluiu.
Como apoiar o artista?Fernando recebe doações, tanto de mantimentos quanto de contribuições em dinheiro, convidando mais pessoas a se juntarem a ele nessa jornada. Para acompanhar o trabalho dele, é preciso acessar o Instagram
@arteprimitiva82. Lá, é possível encontrar obras disponíveis para a pronta-entrega, além de fazer encomendas. Mais informações sobre contribuições espontâneas podem ser obtidas por meio do telefone (11) 94599-8935.
Os interessados em contribuir podem fazer transferências por meio da chave Pix 908d21a5-8ad5-4cb1-b628-f7ea3b8a75e2, conta aberta em nome de Fernando Wanderley de Jesus, no Nubank.
Leia também:-Viajante que mora em um carro expõe seus trabalhos artísticos em Ipatinga Alex Ferreira
Fernando mora em um carro, apelidado de “UnoHome”