10 de abril, de 2025 | 15:39
Sebrae Delas lança novo ciclo de capacitações no Vale do Aço
Nove a cada dez mulheres empreendedoras começaram um negócio por conta própria, mas ainda enfrentam desafios como a falta de conhecimento em gestão, dificuldade de conciliar vida pessoal e negócios e de acessar o mercado de crédito. Os dados são da terceira edição da Pesquisa Mulheres Empreendedoras, realizada pelo Sebrae Minas, no último mês de março.
Com objetivo de tornar os negócios liderados por mulheres mais fortes e competitivos e de incentivar potenciais empreendedoras a darem os primeiros passos, o Sebrae Minas lança na próxima segunda-feira (14), em Ipatinga, a jornada 2025 do Sebrae Delas. A apresentação será às 18h30, na unidade do Sebrae Minas, em Ipatinga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
No evento, as participantes poderão esclarecer dúvidas e se inscrever para o novo ciclo do programa, que trabalha conhecimentos estratégicos para fortalecer e acelerar negócios, por meio de capacitações e mentorias, além de incentivar o networking o crescimento em grupo. Como afirma a analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni, o Delas promove o desenvolvimento coletivo em diversos aspectos, como com orientações sobre inteligência emocional, a forma correta de se comunicar com parceiros, fornecedores e investidores, qualificando ainda mais as empreendedoras e fortalecendo as redes de negócios no território”.
Empreendedorismo como investimento
A empresária Álida Louzada, sócia da holding de empresas familiares que engloba as óticas Central, de Ipatinga, e Visão, de Timóteo, é uma das integrantes do Grupo Sebrae Delas, no Vale do Aço. Sua jornada no empreendedorismo começou na faculdade, vendendo lingerie e roupas como sacoleira. Depois, ela montou uma lojinha na garagem de casa, que evoluiu para uma loja de moda feminina no Centro de Ipatinga. Foram anos desafiadores e de muitos aprendizados, até que resolvi unir forças com meu marido, Victor, que já tinha as duas óticas. A partir daí nossa trajetória ganhou ainda mais fôlego”, conta Álida.
Visionária, ela criou no Instagram o perfil Rainha dos Óculos, uma consultora de imagem especializada em óculos, com o objetivo de ampliar o posicionamento das marcas nas redes sociais, e conduz o Projeto Olhos para o Bem, voltado à saúde ocular de pessoas de baixa renda. Em parceria com o marido Victor, deu início a novos empreendimentos, que incluem uma construtora, loteamentos e, mais recentemente, um projeto voltado para importação.
Meu primeiro contato com o Sebrae foi quando busquei apoio para abrir o e-commerce. Depois, participei de mentorias, consultorias individuais, oficinas, workshops e de programas como o ALI e o Delas, todos com foco prático e aplicável à realidade do empreendedor. A cada nova fase dos nossos empreendimentos e no meu posicionamento pessoal como a Rainha dos Óculos, o Sebrae esteve presente como um parceiro estratégico, me ajudando a ter mais clareza na gestão, a aprimorar processos, treinar minha equipe, estruturar melhor meu marketing e enxergar novas oportunidades com mais segurança”, diz. Ela acrescenta: E o Delas me fez crescer como mulher, mãe, esposa e líder. Aprendi a lidar com desafios, a tomar decisões difíceis, a acreditar no meu potencial e a me reinventar diante das dificuldades”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]