10 de abril, de 2025 | 07:52
Sancionada lei que altera nome da GCM Ipatinga para Polícia Municipal
Mudança visa à valorização dos agentes; Ipatinga está entre as pioneiras em Minas
O prefeito Gustavo Nunes (PL) sancionou, na tarde desta quarta-feira (9), a Lei 5.075, cujo projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, transformando a Guarda Civil em Polícia Municipal de Ipatinga. O cargo de guarda civil passa a ser policial municipal.A mudança, oficializada no Galpão do Parque Ipanema, busca dar segurança jurídica às operações e valorizar os 120 agentes, com mais treinamentos e melhores condições de trabalho, segundo Nunes.
A mudança vai muito além do nome. O importante é que a Polícia Municipal continuará atuando na segurança da população. A expectativa é que a nova denominação fortaleça a identidade dos agentes e contribua para a valorização da segurança pública em Ipatinga. Estamos valorizando nossos profissionais, assegurando que tenham cada vez mais preparo e respaldo para atuar de forma eficiente”, declarou.
Para o prefeito de Ipatinga, idealizador da criação da então GCM há um ano, o momento é especial. Não vamos parar por aqui. Temos muitos planos para a Polícia Municipal, que se tornará mais preparada, estruturada e com um atendimento mais eficiente. Na próxima semana, vamos iniciar o curso preparatório de tiro, supervisionado pela Polícia Federal, já que o armamento da Polícia Municipal de Ipatinga já foi adquirido e vai potencializar o trabalho dos policiais. Vamos lutar também pela garantia do porte de arma e a cautela fixa deste equipamento de defesa. É nosso desejo também implantar um programa de monitoramento por vídeo na cidade, com reconhecimento facial, nos moldes do que é utilizado hoje em São Paulo. Implantaremos uma base fixa que contará com a participação de todas as forças de segurança”, revelou o chefe do Executivo.
Mais uma conquista
Integrada ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a corporação ipatinguense ganha reforço em sua identidade e atuação. O secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga (Sescon), Júlio César Teodoro, representando o titular da pasta, coronel Warley Geraldo Silva, em viagem, celebrou a conquista iniciada em 2021, quando Gustavo Nunes iniciou seu primeiro mandato. Temos que agradecer o empenho do prefeito Gustavo. A GCM que ele criou, hoje a nossa Polícia Municipal, segue como parceira das forças de segurança, combatendo o crime, visando à proteção contínua da comunidade, além de ações preventivas e patrulhamento social. Estamos dando mais um passo importante na consolidação deste programa e hoje temos o respeito da população”, afirmou.
De acordo com o comandante da Polícia Municipal, capitão veterano Paulo Moreira, a administração tem dado total apoio ao trabalho dos policiais. O prefeito Gustavo deu vida a esta instituição. Quem faz policiamento, polícia é. Força e honra”, resumiu. É necessário reconhecer o bom serviço prestado atualmente pela GCM em Ipatinga. Queremos uma cidade mais segura, sempre”, reforçou o vereador Major Ednilson, autor do projeto de lei e representante da Câmara de Ipatinga durante a solenidade.
PMI/Divulgação


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zé Doido
10 de abril, 2025 | 22:40Alem de ser inconstitucional é um tiro no pé, terão responsabilidade idem da PM com salários bem menor, acha que isso daria certo?
Esse prefake é um fanfarrão e os trouxas batendo palmas.
Acorda povo!”
Salomé
10 de abril, 2025 | 15:55A verdade o nome devia ser polícia dos bairros nobres,não há GCM em periferia de Ipatinga MG,então para que serve,se for só para gasta dinheiro público.”
Saibro
10 de abril, 2025 | 13:25Perfeito os comentários do DaHora e Leitor.
A Lei é inconstitucional. Se algum assessor jurídico da Câmara ou da PMI deu parecer favorável à Lei, deveriam depois ressarcir os cofres municipais pelo absurdo Jurídico.
O Prefeito mais uma vez (assim como seu Ídolo), jogando pra galera.
Em tempo: o Projeto apresentado esta semana pelo Governo Lula, traz a proposta de dar poder de polícia à estrutura municipal, mas até sua aprovação, é prerrogativa do Estado, não sendo competência municipal.”
Sargento Forquilha
10 de abril, 2025 | 11:59Parabéns polícia preparada e bem treinado é polícia forte e eficiente, força fé e foco.”
Amilar
10 de abril, 2025 | 10:58Bom dia.
Esse pessoal da GM precisa gastar menos gasolina, ponha esse pessoal pra andar a pé....só ficam no ar condicionado do carro...
Ok”
?guia
10 de abril, 2025 | 10:36Duas outras cidades do país fizeram o mesmo e já voltaram atrás. A alteração é inconstitucional.”
Pagador de Impostos
10 de abril, 2025 | 10:28Gostaria muito de ver esse mesmo empenho para melhorar a saúde e a educação da cidade,pq para perder tempo para criar coisa inconstitucional e com eles mesmo,e um absurdo a falta de interesse desse vereadores principalmente desse prefeito para fazerem melhorias q realmente precisam,tanta gente desabrigadas,postos de saúde cheios, UPA e HM não cabem mais gente,falta de remédio e profissionais,só não vê quem não quer enxergar.
E o povo ainda falam que está bom.”
Leitor
10 de abril, 2025 | 08:47Sancionar uma lei q sabiamente é inconstitucional. Quer enganar quem ?”
Dahora
10 de abril, 2025 | 08:23dahora, mas a lei é inconstitucional”
Reginaldo
10 de abril, 2025 | 08:12Qual é a hierarquia da polícia municipal? é como a policia militar?”
Rx
10 de abril, 2025 | 08:09Parabéns realmente estão fazendo um ótimo trabalho
Parabéns prefeito e demais envolvidos”