09 de abril, de 2025 | 14:01
GCM de Ipatinga imobiliza homem em surto psicótico no Centro da cidade
Reprodução
O momento que os guardas civis municipais imobilizam o homem em surto na carroceria da picape
A Guarda Civil Municipal de Ipatinga foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo um homem em surto psicótico na rua Ponte Nova, no Centro. O homem de 27 anos foi imobilizado por guardas civis na tarde de terça-feira (8).
Ao chegarem ao local, os guardas se depararam com um o homem dentro da cabine da picape Toyota Hilux branca. Ele buzinava insistentemente, enquanto familiares tentavam impedi-lo de ligar o veículo e sair dirigindo, o que poderia colocar em risco a integridade física de pedestres e outras pessoas nas proximidades. Segundo relato da GCM, o homem apresentava falas desconexas e sinais claros de desorientação.
Diante da situação, um dos guardas conseguiu retirar a chave da ignição das mãos do indivíduo, evitando que ele movimentasse o veículo. Populares que presenciaram o episódio já haviam acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma equipe de resgate privada de saúde Medicare.
O homem, em seguida, saiu da cabine e subiu na carroceria da caminhonete, o que motivou a solicitação de reforço por parte da guarnição. Apesar das tentativas de negociação para convencê-lo a aceitar atendimento médico de forma voluntária, com o apoio e consentimento da família, foi necessário o uso moderado da força para contê-lo, garantindo a segurança de todos os envolvidos.
A imobilização foi feita com técnicas apropriadas, sem causar lesões aparentes. Após ser contido, o homem foi conduzido à ambulância para receber os primeiros socorros e, posteriormente, encaminhado para avaliação médica especializada. Toda a situação atraiu a atenção de populares que transitavam pelo local.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]